Ultima atualização em 25 de Fevereiro de 2019 às 12:11

Laboratório atuará no melhoramento genético da agricultura do Oeste do Pará

A comunidade acadêmica da Ufopa ganhou mais um importante espaço para a realização de pesquisas científicas: o Laboratório de Genética da Interação, destinado ao melhoramento genético da agricultura no Oeste do Pará. Inaugurado na última quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, o Laboratório realizará estudos genéticos de espécies de plantas, animais e micro-organismos de importância econômica para a Amazônia, em parceria com os produtores rurais e agricultores da região.

A inauguração do Laboratório de Genética da Interação contou com a presença de alunos, técnicos e professores da universidade, além da participação do reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz; do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; do gerente geral da Cargill Agrícola, Alessandro da Cunha Fernandes; da diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Alanna do Socorro Lima da Silva; e da diretora do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI), Rose Fonseca. O Laboratório será coordenado pelo professor Carlos Ivan Aguilar Vildoso, do Ibef, que fez uma apresentação sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores locais, sobretudo no cultivo da mandioca.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/c78130bafee6774e750f367ecc15a468_sL7Kg73.jpg
Interior do Laboratório de Genética da Interação. Foto: Comunicação/Ufopa

Durante a solenidade, o reitor da Ufopa agradeceu ao empenho da equipe do laboratório e dos parceiros envolvidos no projeto: “Queria agradecer por vocês acreditarem nessa rede integrada que estamos propondo para a universidade. Esse laboratório, e esse arranjo de apoio da cadeia produtiva, representa muito do que eu acredito para a universidade. Vamos continuar investindo nessa interação com o setor produtivo”.

Para o reitor da Ufopa, o Laboratório de Genética da Interação também marca o início das atividades do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB): “O NTB foi inaugurado ano passado, mas agora, efetivamente, vamos começar a utilizá-lo, a partir desse laboratório. Temos que pensar de maneira muito ousada e obstinada, e creio que vamos obter frutos de muita repercussão”.

“É muito importante que possamos contribuir com a questão social local, paralelo ao trabalho na logística de exportação da soja e milho localmente aqui em Santarém e no Oeste do Pará”, afirmou o gerente geral da Cargill, Alessandro da Cunha Fernandes. “Estamos felizes em poder colaborar com esse investimento junto à Ufopa nesse projeto de tamanha importância para a comunidade local, pois visa ao fomento da agricultura familiar. A Cargill reitera o compromisso de continuidade de apoio nesse projeto da Ufopa”.

Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o projeto vai ter grande impacto na economia local e na agricultura familiar: “Essa experiência mostra como a gente encontra as soluções de uma forma conjunta e integrada, com a participação de vários atores. É dessa forma que buscamos trabalhar”.

Pesquisa - De acordo com o professor Carlos Vildoso, inicialmente o laboratório irá trabalhar com a caracterização molecular de variedades de mandioca e de macaxeira, visando à seleção de material de propagação e de micropropagação de mandioca resistente a patógenos e doenças como, por exemplo, a podridão radicular seca, que ocorre no município de Santarém.

“Realizaremos estudos básicos e aplicados com resposta para a sociedade, a exemplo da mandiocultura, que é de grande importância para os pequenos agricultores e indústria na região de Santarém e a nível nacional”, explica Carlos Vildoso. “Esta cultura está comprometida pelo avanço da podridão radicular seca, que está inviabilizando a produção, especialmente em Santarém”, alerta o pesquisador, que trabalha com comunidades rurais situadas na rodovia Curuá-Una.

Segundo o pesquisador, o trabalho integrado entre produtores, extensão e pesquisa vem resultando em um novo sistema de produção da mandioca por micropropagação de mudas resistentes a doenças. “Precisamos garantir, geneticamente, que o material que será entregue aos produtores para cultivo está livre de patógenos que causam doenças”.

Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o Laboratório integra o Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Patrocinado pela Cargill Agrícola S/A, o Laboratório de Genética da Interação é resultado do “Projeto de multiplicação de material de propagação de mandioca e macaxeira com qualidade genética e fitossanitária para a região Oeste do Pará”, coordenado pelo professor doutor Carlos Ivan Aguilar Vildoso, do Ibef.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém, por meio do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI); Embrapa; Emater; e Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).

22/2/2019

Inauguração do Laboratório de Genética da Interação. Foto: Comunicação/Ufopa