Ultima atualização em 25 de Fevereiro de 2021 às 15:41

Labimol é reinaugurado e passa a integrar Central Analítica da Ufopa

A partir de agora, o laboratório funcionará nas dependências da Universidade com vários equipamentos especializados.

A Administração Superior da Ufopa reinaugurou nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, o Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol). A solenidade foi restrita a uma pequena quantidade de pessoas, devido aos cuidados necessários para o combate à Covid-19. A programação foi realizada no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na entrada da Unidade Tapajós, Campus Santarém.

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, explicou que ano passado foi executada a primeira fase do Labimol, e, em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará, foi realizada parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna (HRBA), oportunidade em que foram utilizadas as dependências do HRBA para atender de forma mais rápida às demandas da Pandemia. “Fizemos a projeção de trabalharmos até dezembro de 2020, e assim foi realizado, com execução de mais de 7 mil testes PCR, atendendo a 21 municípios da região. Agora, estamos na segunda fase, e o Labimol integra a Central Analítica da Ufopa, que é um espaço multiusuário, integrando vários equipamentos especializados que vão atender a várias áreas de pesquisa”.

De acordo com o reitor, sendo realizadas as atividades nas dependências da Ufopa, haverá condições de agregar estudos de pesquisa e extensão, além de possibilitar outras pesquisas, tanto as relacionadas à Covid-19 como as de outras doenças e temáticas da área da biologia molecular.

“A Central Analítica da Ufopa, que vai abarcar o Labimol, faz parte da RIDH (Rede Integrada de Desenvolvimento Humano), que tem como diretora a administradora Flávia Rebello. Ela e sua equipe tiveram participação importante na realização desse feito. Importante citar também a equipe Proppit, em especial o diretor de Pesquisa e outros agentes da administração; da área de Infraestrutura; da área de Compras. Um agradecimento especial ao nosso superintendente de Infraestrutura, Vitor Viana; à Coordenadoria de Manutenção. Também é importante ressaltar que essa empreitada foi possível graças aos pesquisadores da área molecular, como os professores Marcos Prado, Gabriel Iketani, Heloísa Nascimento, Luis Reginaldo, Luana Rodrigues, entre outros pesquisadores que agora irão integrar, também, esta segunda fase”, finalizou o reitor Hugo Alex Diniz.

Matérias relacionadas

Inauguração do Labimol ocorre nesta sexta-feira, 10

Labimol retoma atividades e vai mapear cepas do vírus SARS-CoV-2 na região

Labimol atinge a marca de 3 mil testes para Covid-19 no Oeste do Pará

Labimol amplia testagem para Covid-19 e analisa possível caso de reinfecção

23/02/2021, com atualização em 24/02/2021

Equipe de profissionais da Ufopa que atuará no Labimol, coordenada pelo Prof. Gabriel Iketani (primeiro à esquerda). Foto: Marcos Prado.