Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 10:55

Laboratório de Educação e Evolução presta homenagem a Horacio Schneider

Uma cerimônia rápida, na tarde desta terça-feira, 19 de março, da qual participaram o reitor Hugo Alex Carneiro Diniz, e a diretora em exercício do Iced, Ana Maria Vieira Silva, entre outros professores, marcou a inauguração do Laboratório de Educação e Evolução (LEDEVO), localizado no Instituto de Ciências da Educação (Iced), na Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/405a180d6da6bd9eab06a5efa0f011c1.JPG

O reitor Hugo Alex Carneiro Diniz justificou a sua presença nesta inauguração: “Não quero perder a conexão com o lugar onde tudo acontece”, afirmou, referindo-se aos locais
onde as pesquisas são realizadas. Diniz ressaltou também a homenagem ao pesquisador Horacio Schneider (UFPA), que dá nome ao laboratório. “Os verdadeiros heróis são os homens e as mulheres que fazem ciência na Amazônia, assim como fez o professor Horacio Schneider”, finalizou.

O coordenador do LEDEVO, Prof. Gabriel Iketani, descreveu o laboratório: “Aqui é um espaço onde nós vamos estudar, ensinar e pesquisar não só ensino de ciências/biologia, como vamos pesquisar também genética, evolução animal, e muito em breve vamos ter aqui um sequenciador de nova geração. Esse tipo de equipamento só existe em outras quatro instituições de ensino superior no Brasil. A Ufopa será a quinta universidade do Brasil a dispor deste tipo, que é um dos mais modernos do Brasil. É preciso destacar que aqui no LEDEVO não teremos foco só no ensino, mas também vamos pesquisar na área de biologia evolutiva”.

O sequenciador será adquirido por meio de recursos do projeto de pesquisa "Integrating Dimensions of Microbial Biodiversity across Wetlands and Land Use Types to understand methane greenhouse gas cycling in Tropical Forests", coordenado pelo Prof. Dr. José Mauro Moura.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a2688fecc5f36ecae18a894043a0b2c5.JPG

Estiveram presentes à inauguração, além de alunos e professores do Iced, a coordenadora do Programa de Ciências Naturais (PCNAT), Profa. Adelaine Michela e Silva Figueira; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), Prof. José Mauro Moura; os professores Ricardo Bezerra, Alfredo Pedroso, Dércio Duarte, Sandra Sarrazin, Luis Reginaldo Rodrigues, Yukari Okada, dentre outros, e os técnicos Sandra Sarrazin, Elisandro Banhos e Deise dos Anjos, do PCNAT; professores de Engenharia de Pesca (ICTA), Michelle Midori Sena Fugimura e Luciano Jensen Vaz; e os servidores da Sinfra, Vítor Marques Viana e Cátia Oliveira Magalhães.

Comunicação Ufopa

19/3/2019. Atualizada em 20/3/2019

Novo laboratório é inaugurado no Iced, 19/3/2019. Foto: Comunicação/Ufopa.