Ultima atualização em 5 de Dezembro de 2019 às 13:56

Laboratórios entregam 10 mil mudas de maniva a produtores do Oeste do Pará

Os Laboratórios de Micropropagação de Plantas In Vitro e Genética da Interação, no âmbito do projeto "Multiplicação de Material de Propagação de Mandioca/Macaxeira com Qualidade Fitossanitária", coordenado pelos professores Carlos Ivan Aguilar Vildoso e Eliandra de Freitas Sia, da Ufopa, entregarão 10 mil mudas de maniva (mandioca/macaxeira) com qualidade genética e fitossanitária, destinadas aos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.

A entrega será feita durante a reunião do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS) e o Workshop Responsabilidade Empresarial Social, que ocorrerão na quinta-feira, 5 de dezembro, a partir das 14h na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces). O evento conjunto contará com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Diniz.

A entrega das mudas de maniva representa o início da união da pesquisa, extensão e gestão para resolver um problema dos produtores da região, alavancando a economia da agricultura familiar através da estabilização da produção pelo uso de material de propagação com qualidade genética e fitossanitária, ou seja, livre de doenças, com o uso de técnicas biotecnológicas inovadoras para a região.

Os Laboratórios de Micropropagação de Plantas In Vitro e Genética da Interação foram patrocinados pela empresa Cargill Agrícola S/A, sendo uma ação compartilhada entre Ufopa, Instituto Federal do Pará (IFPA), GGI/DRS, Emater-PA, Embrapa, Prefeitura Municipal de Santarém e Sindicato Rural de Santarém.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/c0571a64d0afc19dd8bbda44fd8d3b3b.jpeg

Comunicação/Ufopa, com informações da Profa. Eliandra de Freitas Sia