Ultima atualização em 24 de Outubro de 2018 às 16:42

Lançado edital para escolha dos diretores das unidades acadêmicas

A comunidade acadêmica da Ufopa irá escolher, em breve, os novos diretores e vice-diretores dos seis institutos e do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), localizados na sede, em Santarém. Cada unidade terá um dia diferenciado para realizar a consulta. As inscrições para as candidaturas devem ser feitas no período de 25 de outubro a 1º de novembro; a consulta ocorrerá de 03 a 06 de dezembro. Já a homologação final dos resultados deverá ser efetivada até o dia 13 de dezembro de 2018.

Estão aptos a concorrer aos cargos professores doutores integrantes da carreira do magistério superior da Ufopa, lotados em suas respectivas unidades acadêmicas.

Poderão votar servidores (docentes efetivos, substitutos e visitantes, técnicos administrativos do quadro da Ufopa) e estudantes, lotados ou matriculados na instituição. Alunos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) só poderão votar se estiverem regularmente matriculados.

O edital nº 01, de 18 de outubro de 2018, determina as regras da consulta prévia para escolha dos candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e CFI para o quadriênio 2019-2022, “com mandato estabelecido de quatro anos, a contar da data da posse”.

O processo segue as normas do regimento aprovado pela resolução nº 253, de 28 de setembro de 2018, do Conselho Universitário (Consun).

De acordo com artigo 12 do edital, “o processo de consulta será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIG-Eleição) da Ufopa”. O sistema eletrônico online SIG-Eleição corresponde à plataforma de processos eleitorais da universidade. O sistema poderá ser acessado de qualquer computador ou smartphones conectados à internet, por meio do mesmo login e senha padrão dos usuários (servidores e estudantes), já cadastrados no sistema SIG.

O SIG-Eleição irá simular uma “cabine de votação”, semelhante a uma urna eletrônica utilizada nas eleições brasileiras. Durante a votação, o sistema irá solicitar ao eleitor uma informação pessoal, que deverá ser fornecida. A página do SIG-Eleição irá gerar automaticamente o comprovante de votação do eleitor, para impressão ou arquivamento. O voto será secreto e não poderá ser exercido por correspondência, nem por procuração.

Para esta consulta o voto não será obrigatório. O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) será responsável pelo apoio técnico a todo o processo eletrônico de consulta para escolha dos novos gestores das unidades acadêmicas.

As demais regras, assim como o cronograma com as datas do processo, estão disponíveis na página:

Consulta Prévia para Diretor e Vice-Diretor das Unidades Acadêmicas na sede - 2018

22/10/2018, com alterações em 24/10/2018