Ultima atualização em 6 de Junho de 2018 às 14:22

Lançado segundo volume da série Arenas Amazônicas

A  série "Arenas Amazônicas" é um projeto em três volumes que trata de várias formas de resistência das populações da Amazônia por meio de narrativas jornalísticas.

O primeiro volume, publicado em setembro de 2017, enfocou as formas de ação de movimentos negros nas periferias de Belém em diversos campos: política, cultura e mulheres. O segundo trata de desafios das populações locais e suas formas de enfrentamento aos grandes projetos, tendo as diferentes formas de enfrentamento e resistência das populações locais como pontos centrais da iniciativa.

O projeto é coordenado pelo professor Rogério Almeida, do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Também assinam o trabalho os jornalistas Daniel Leite e Lilian Campelo, que atuam em Belém, PA.

O trabalho tem como principal objetivo registrar parte das múltiplas realidades amazônicas a partir das diferentes formas de resistência das populações locais do campo e da cidade. A questão central são as formas de resistência.  Parte do material dos volumes I e II foi publicada no site paulista Agência Carta Maior. O terceiro volume deve sair até o final deste ano e vai tratar sobre a comunicação popular.

As publicações (em formato PDF) podem ser baixadas por meio dos links abaixo:

6/6/2018