Ultima atualização em 18 de Novembro de 2019 às 16:08

Inscrições abertas para seminário "Viajando pela Sócio-história do Português Brasileiro"

Resultado da pesquisa “Linguagem das benzedeiras de Santarém” será apresentado durante evento.

A turma de Letras/Língua Portuguesa 2016 da Ufopa, sob orientação da Profa. Dra Ediene Pena Ferreira, realiza dias 21 e 22 de novembro, na Unidade Rondon, a terceira edição do seminário “Viajando pela Sócio-história do Português Brasileiro”, com o tema “Linguagem e Saber Local”.

Na ocasião, serão apresentados resultados de pesquisas feitas pelos alunos da turma sobre variação linguística, entre elas “A linguagem das benzedeiras da cidade de Santarém”, destacando o léxico utilizado pelas senhoras, cuja prática de benzer se caracteriza como conhecimento tradicional da região.

Além desse tema, serão abordados também: Tempo e língua: variação diacrônica na linguagem jornalística em Santarém do início do século XX; Variação fonético-fonológica: aspectos da linguagem da comunidade quilombola de Bom Jardim; Variação semântico-lexical; Variação morfossintática; sexo e linguagem: características das falas femininas e falas masculinas em Santarém; e Variação linguística e ensino.

Para o evento foram convidados os professores Marcelo Krug, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Marilúcia Barros de Oliveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que virão avaliar as pesquisas da turma de Letras 2016 e apresentar um pouco das pesquisas que vêm desenvolvendo.

Haverá apresentação cultural, a cargo do Grupo de Estudos Lingüísticos do Oeste do Pará (Gelopa).

14/11/2019