Ultima atualização em 28 de Março de 2018 às 15:19

Livros digitais trazem artigos sobre cultura, economia e sociedades do Baixo Amazonas

Professores e alunos do curso de Gestão Pública e Ciências Econômicas do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) publicaram dois livros digitais, cujo conteúdo é formado por artigos que abordam temáticas que contemplam “dinâmicas econômicas e sociais do Baixo Amazonas”, região de abrangência da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Intitulada Caderno Diálogos interdisciplinares: Baixo Amazonas em questão (volumes I e II), a obra é organizada pelos professores Rogério Henrique Almeida, Izaura Cristina Nunes Pereira Costa, Luiz Gonzaga Feijão da Silva e Elen Cristina da Silva Pessôa. Ambos os volumes estão disponíveis para download pelos links dispostos ao final deste texto.

O professor Rogério Almeida, organizador das publicações, explica como surgiu a ideia: “A iniciativa emergiu nos corredores dos cursos ainda no ano passado, sob a iniciativa de discentes, que a partir de atividades de disciplinas, projetos de extensão ou pesquisa, emplacaram aprovação de artigos em encontros, congressos e seminários regionais, nacionais e mesmo internacionais”.

Um dos seis artigos publicados no volume I da obra já foi apresentado em evento nacional. Trata-se do artigo da ex-aluna do curso de Gestão Pública, e hoje mestranda do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Sandra Karoline Pontes, sobre a hidrelétrica de Belo Monte, premiado com o terceiro lugar na categoria “graduando”, no “XV Encontro Nacional dos Estudantes dos Campos de Públicas”, realizado em Natal, na Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), em agosto de 2016.

As coordenações dos cursos envolvidos no projeto mobilizaram discentes e docentes para o compartilhamento de trabalhos com vistas a materializar os e-books. Após as etapas de revisão e diagramação, disponibilizam o material para o livre acesso.

“Os livros digitais buscam contemplar, em seu conjunto, as dinâmicas econômicas, sociais e culturais que abalam o Baixo Amazonas de forma abissal, desde os anos iniciais da década de 2000. Seja no campo, ou nas cidades de forma mais sistemática, por conta da agenda desenvolvimentista imposta para a região”, afirmou o professor Rogério Almeida.

Acesse aqui o Caderno Diálogos interdisciplinares (volume I)

Acesse aqui o Caderno Diálogos interdisciplinares (volume II)

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa, com informações do ICS

21/3/2018