Ultima atualização em 20 de Julho de 2020 às 19:54

MEC quer ouvir docentes e alunos da Ufopa sobre substituições de aulas presenciais durante pandemia

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), está realizando uma pesquisa com docentes e estudantes do ensino superior. O MEC pretende monitorar a substituição de aulas presenciais por aulas remotas durante a pandemia de Covid-19, estabelecida pela Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. A Ufopa está contemplada na pesquisa.

De 15 a 31 de julho de 2020, estão disponíveis os links para que docentes e discentes de todas as instituições de ensino superior, das redes pública e privada, que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano em cursos presenciais, tenham acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

A pesquisa se refere às portarias nº 343/2020, 345/2020 e 544/2020, e está sendo desenvolvida em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A pesquisa foi dividida em dois momentos. A primeira parte ocorreu no período de 16 de junho a 17 de julho deste ano. Diversas instituições foram selecionadas para participar da pesquisa, dentre elas a Ufopa. Essa primeira etapa abordou aspectos institucionais, tentando captar os impactos nas instituições públicas e privadas, além de informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs).

Para a segunda etapa, que corresponde à aplicação do questionário a professores e alunos, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) solicita que a comunidade acadêmica da Ufopa corresponda à convocação do MEC e participe, respondendo ao questionário.

Professores podem acessar e responder ao questionário aqui. Alunos podem clicar aqui para acessar e responder ao questionário. Todos receberão o questionário por meio do e-mail cadastrado junto à Ufopa.

Leia mais no site da Proen.

20/07/2020

A pesquisa estará disponível até 31 de julho.