Ultima atualização em 2 de Setembro de 2020 às 12:07

Mestrado acadêmico em Letras da Ufopa prevê oferta de 15 vagas

Aprovação do novo mestrado acadêmico foi divulgada pela Capes no dia 24 de agosto de 2020

O Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prevê a oferta de 15 vagas no curso, coordenado pela professora Ediene Pena e pelo professor Elder Tanaka. A coordenação ainda não tem data para o processo seletivo, pois aguarda autorização do Ministério da Educação.

A proposta do novo mestrado foi apresentada à Capes em agosto de 2019, sendo aprovada um ano depois. O curso apresenta uma área de concentração: Estudos de línguas e literaturas na Amazônia, e duas linhas de pesquisa: 1. Línguas, culturas e identidades na Amazônia; 2. Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia.

De acordo com a professora Ediene Pena, "a área de concentração escolhida leva em consideração o perfil do corpo docente, a política institucional de pesquisa e pós-graduação da instituição, a localização geográfica estratégica da Ufopa, as carências tanto de formação contínua dos profissionais da área quanto de pesquisas que não só descrevam e analisem a realidade amazônica, mas que também tragam a oportunidade de um olhar local sobre questões amplas ligadas à língua e literatura em língua portuguesa e adicional".

Objetivos

O curso apresenta como objetivos: ofertar vagas em nível de pós-graduação a potenciais integrantes que vivem na região oeste do Pará, em outras regiões do país e em outros países; constituir alternativa de formação em nível de pós-graduação stricto sensu na região Oeste do Pará; formar profissionais capacitados para desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação por uma perspectiva crítico-reflexiva acerca de fenômenos das áreas de estudo da linguagem e da literatura; e habilitar docentes para o exercício do magistério superior na área de Letras, em cumprimento ao que determina o artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Professora Ediene informou que, na proposta de mestrado acadêmico de Letras da Ufopa, foram destacadas as características sociolinguísticas do Oeste do Pará, ainda pouco exploradas pela ausência de programas de pós-graduação stricto sensu na região. "Com a presença de caboclos ribeirinhos, quilombolas e indígenas, a região do baixo amazonas é uma miscelânea de vozes, saberes e culturas, silenciadas pela tradição escolar hegemônica", destacou a professora.

Avaliação

O curso de Mestrado Acadêmico em Letras da Ufopa foi aprovado com o conceito 3. Entre os aspectos considerados na avaliação da Capes, destacou-se o fato de a universidade contar com um curso de graduação consolidado, que já diplomou mais de uma centena de profissionais, e outros formados por instituições de ensino superior da região - e provê-los de formação em nível de pós-graduação.

A apreciação também citou que a instituição está comprometida com a implementação do curso, que disporá de condições de infraestrutura adequada para receber estudantes de todo o país que estiverem interessados em desenvolver investigações teóricas e aplicadas sobre os temas que alimentam as linhas de pesquisa.

Também considerou a adequação do corpo docente e o fato de o curso se desenvolver em área carente de programas de pós-graduação em Letras, colaborando para o processo de interiorização dos estudos em nível de mestrado no país.

01/09/2020