Ultima atualização em 10 de Março de 2023 às 12:21

Missão Amazônia no Abaré vai atender a 34 comunidades de Aveiro e Belterra

Expedição é uma parceria da Ufopa com a Inspirali Educação S/A

Ocorreu na tarde da quarta-feira, 8, no auditório do Núcleo de Bioativos (NTB), o acolhimento da equipe da Missão Amazônia, que realizará atendimentos médicos no navio-hospital-escola Abaré da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Inspirali Educação S/A.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/85c72280bcd77972e98993a176203511.jpg
Alunos de Medicina visitarão, em 10 dias, 34 comunidades ribeirinhas dos municípios de Aveiro e Belterra.

Na ocasião, os integrantes da equipe (estudantes do último ano de Medicina de oito universidades brasileiras) receberam o kit Prontlife, uma ecobag com equipamentos eletrônicos: tablet Samsung Galaxy A8, teclado Bluetooth e carregador. O equipamento será utilizado pelos estudantes para registrar as informações clínicas dos pacientes no software ProntLife Lite, um prontuário eletrônico que capta os dados de atendimento e integra as informações para o E-SUS, sistema eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS).

A expedição do navio-hospital-escola Abaré da Ufopa ocorre em parceria com a Inspirali Educação S/A no período de 9 a 19 de março de 2023 e visitará 34 comunidades ribeirinhas dos municípios de Aveiro e Belterra. A expectativa é atender a cerca de 2 mil pessoas nessas comunidades durante os 10 dias de viagem.

Em Aveiro, serão visitadas as comunidades Cametá, Anduru, Pinhel, Camarão, Escrivão, Apacê, Santa Cruz, Açaituba, São Francisco Goldinho, Itapuama, Jutuarana e Paraíso; as comunidades de Belterra a ser visitadas são Prainha, Itapaiuna, Takuara, Martaxin, Tauari, Pini, Nazaré, Bragança, Marai, Marituba, Piquiatuba, Pedreira, Aracatinga, Jaguarari, Jamaraquá, Maguari, São Domingos e Santa Cruz.

A expedição é composta por 38 pessoas (30 estudantes e 8 professores), que zarparam na madrugada desta quinta-feira, 9, da Orla da cidade de Santarém (em frente à Igreja Matriz) para encontrar o navio Abaré, que, desde o dia 28 de fevereiro, está com equipes médicas atendendo a comunidades do entorno da cidade de Santarém.

Os estudantes participantes da expedição cursam o último semestre de cursos de Medicina de faculdades de quatro estados do Brasil: Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Lista das universidades: AGES de Jacobina (Bahia); Centro Universitário UniFG de Guanambi (Bahia); Faseh (Minas Gerais); Universidade Anhembi Morumbi (UAM) de São José dos Campos (São Paulo); Universidade Anhembi Morumbi (UAM) de Piracicaba (São Paulo); UniSul de Tubarão (Santa Catarina); Universidade Salvador Unifacs (Bahia); Universidade São Judas Tadeu USJT (São Paulo).

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/980b14e5d80247949ce1e5fcc7feecfd.jpg
Administração do Abaré recepcionou o grupo e fez esclarecimentos sobre uso da embarcação.

Comunicação/Ufopa, com informações da RIDH
08/03/2023, atualizada em 09/03/2023

Fotos: Albanira Coelho

Estudantes de Medicina da Missão Amazônia durante acolhimento na Ufopa, 08/03/2023. Foto: Albanira Coelho.