Ultima atualização em 11 de Dezembro de 2019 às 22:04

Mulher na mineração foi tema de palestra em Juruti

O curso de Engenharia de Minas do Campus da Ufopa em Juruti realizou uma programação para discutir os desafios da mulher em ambientes da prática de mineração. No sábado, 7 de dezembro, a engenheira química da Alcoa, Mônica Paiva, proferiu palestra com os temas “A mulher na mineração” e “Estudo de caso: controle de processos reduz custo na planta de beneficiamento da bauxita na unidade Juruti”.

Da programação participaram alunos das três turmas do curso de Engenharia de Minas. Segundo o organizador do evento, professor Michael Santos, foi uma oportunidade de conscientizar, sobretudo as discentes, a respeito dos desafios da mulher no ambiente da mineração.

O professor enfatizou que a mineração é uma atividade na qual a mulher pode estar mais presente, mesmo que a presença masculina ainda seja mais intensa. “Ainda hoje é uma atividade essencialmente masculina, visto que, em Juruti, por exemplo, a atividade mineradora de bauxita conta com apenas 12% de mão de obra feminina", disse o professor.

Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Juruti

11/12/2019