Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Núcleo do curso de Direito da Ufopa assessora curso em Juruti

16 de Abril de 2018 às 20:45

Lideranças das comunidades que integram o projeto agroextrativista Juruti Velho, estudantes e profissionais da educação daquela região participaram do primeiro módulo do curso “O Direito achado na beira do rio”, promovido a partir de parceria entre o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup Cabano), ligado ao curso de Direito da Ufopa, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella e a Diocese de Óbidos.

Esse primeiro módulo, realizado nos dias 6, 7 e 8 de abril, teve por objetivo promover o primeiro contato dos 28 participantes do curso com as temáticas do direito, por intermédio dos preceitos da educação popular, que tem por base o pensamento e as práticas pedagógicas propostas por Paulo Freire.

O módulo “O que é direito?” foi pensado de maneira conjunta com as demais parcerias e facilitado pelo professor João Ricardo Silva e pelos discentes Lincon Aguiar e Evanderson Noronha, todos do curso de Direito da Ufopa.

Inserido no escopo do projeto de extensão Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular da Ufopa/Najup Cabano, o presente curso faz parte das atividades previstas no plano de trabalho "Capacitação jurídico-política de lideranças comunitárias da Vila Muirapinima, em Juruti/PA", que tem por objetivos específicos capacitar juridicamente lideranças comunitárias para auxiliá-las na luta cotidiana pela garantia e efetivação de direitos, formar sujeitos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como promover o diálogo entre o saber jurídico-acadêmico e o saber popular.

O próximo módulo ocorrerá no primeiro fim de semana de maio e terá como temática os Direitos Constitucionais na sua relação com a cidadania.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/a975e24b98b1e568f717df72a181fce0.jpeg

Sobre o Najup Cabano

O Najup Cabano é um espaço permanente voltado para a promoção do diálogo entre a universidade e a sociedade por meio de atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão. As ações são baseadas nos marcos teórico-metodológicos da assessoria jurídica popular e promovem o acesso à justiça, à educação popular em direitos humanos e à defesa dos direitos de comunidades pobres, movimentos sociais populares e povos tradicionais, indígenas e quilombolas, fomentando estudos críticos sobre direitos e cidadania.

Comunicação/Ufopa, com informações do Najup Cabano

16/4/2018