Ultima atualização em 12 de Dezembro de 2020 às 12:08

Natal Solidário do Ibef atende a escola da várzea com apoio de projeto da RIDH aprovado no PAEM

Em seu 8º ano de execução, o Natal Solidário do Ibef é uma ação desenvolvida pela comunidade acadêmica do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará. Com a atividade, o Ibef arrecada material escolar, brinquedos e lanches para levar a escolas de comunidades do rio Tapajós e da região de várzea do rio Amazonas, no município de Santarém.

Neste ano, a ação recebeu reforço com o projeto Prevenção e combate à Covid-19 na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Felipe Corrêa Picanço, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba, desenvolvido pela Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Ufopa, aprovado no Programa de Ações Emergenciais (PAEM) de combate à Covid-19.

O material arrecadado foi entregue à escola na manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro, por uma equipe da RIDH que utilizou as lanchas do navio Hospital Escola Abaré. A equipe levou material escolar, brinquedos, álcool em gel, máscaras descartáveis e lanches para os alunos e professores da escola, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba.

A ação conjunta beneficiou, diretamente, 51 alunos da escola Felipe Corrêa Picanço e, indiretamente, também envolveu familiares e demais membros da comunidade. Houve distribuição de material de orientação para a prevenção ao novo coronavírus.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/0028a4a162db7d80e5bf342981dea1af.jfif

Este projeto do PAEM desenvolvido pela RIDH previa, diretamente, apenas essa ação em junto com o Natal Solidário do Ibef.

Outros projetos da RIDH no Programa de Ações Emergenciais Covid-19

O segundo projeto da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano aprovado no edital do PAEM é Prevenção e combate à Covid-19 nas comunidades ribeirinhas atendidas pelo Navio-Hospital-Escola Abaré nas regiões dos rios Tapajós e Arapiuns. Com maior abrangência, esse projeto recebe recursos no valor de 35 mil reais para as ações.

A partir desse projeto, a RIDH vai oferecer um kit de prevenção à Covid-19 composto por uma máscara de tecido e um frasco de álcool em gel para cada indivíduo atendido por algum serviço de saúde oferecido pelo Navio-Hospital-Escola Abaré nas próximas dez expedições a serem realizadas no ano de 2021, juntamente com material informativo. O objetivo é o de reduzir a disseminação do novo coronavírus nas comunidades ribeirinhas das regiões dos rios Arapiuns e Tapajós.

O terceiro projeto é Prevenção e combate à Covid-19 em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores, com o objetivo geral de implementar protocolos de higienização das superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa, disponibilizando materiais orientativos e produto sanitizante (álcool líquido 70%) para promover a segurança na retomada das atividades no formato presencial ou semipresencial. Também prevê monitoramento do perfil epidemiológico dos servidores durante seu retorno ao trabalho ainda em período de pandemia.

11/12/2020

Fotos: RIDH/Divulgação