Ultima atualização em 26 de Setembro de 2019 às 15:18

No Dia Nacional dos Surdos, primeiros alunos surdos colam grau na Ufopa

Quinta-feira, 26 de setembro. Hoje será um dia marcante na vida de Anderson José Araújo dos Reis, 33, e Gracy Kelli Serra de Sousa, 32. Eles são os primeiros surdos a colar grau na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Junto com outros formandos de sete cursos do Instituto de Ciências da Educação (Iced), eles receberão, logo mais a partir das 18h, no auditório da Unidade Tapajós, o grau de Licenciados em Pedagogia. Toda a cerimônia será interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Esta é a primeira vez que uma outorga de grau será acessível em Libras”, informou o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Hector Calixto. Ele também destacou o trabalho das professoras Eleny Cavalcante e Daiane Pinheiro para o “acesso” e a “permanência” dos cinco alunos surdos que estão regularmente matriculados na Ufopa."A partir de amanhã, teremos três alunos surdos", completou.

26 de setembro - O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. A data tem como objetivo desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. A data foi oficializada por meio do Decreto-lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

Núcleo de Acessibilidade – Ligado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), a Ufopa mantém o Núcleo para atender a estudantes da educação especial e também proporcionar acessibilidade pedagógica e tecnológica. O objetivo do Núcleo é promover "a formação de uma cultura de inclusão social e educacional por meio da produção de conceitos que legitimem as representações sobre esses sujeitos, a partir da diferença política, cultural, ética, estética e linguística".

Para mais informações e para saber quais serviços o núcleo oferece, clique no link abaixo:

Serviço:

• Outorga de Grau: Licenciaturas do Iced (Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática e Física, Informática Educacional, Biologia e Química)
  • Local: Auditório da Unidade Tapajós (Av. Vera Paz, s/n - Salé, Santarém, PA)

Comunicação /Ufopa

26/9/2019