Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 30 de Maio de 2022 às 19:31

Nota da Ufopa sobre o bloqueio no orçamento das universidades públicas federais


As universidades públicas federais sofreram na última sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, bloqueio orçamentário de 14,54% dos recursos de custeio. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), esse bloqueio compreende o valor total de R$ 6.036.311,00, o que impacta diretamente os serviços de fornecimento de energia, limpeza, vigilância, segurança e demais contratos. Com o orçamento reduzido, os recursos disponíveis para funcionamento da Ufopa são insuficientes para o ano de 2022.

É importante destacar que as ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) não sofrerão impacto direto com o bloqueio orçamentário, assim como o funcionamento das unidades administrativas e acadêmicas e as ações de fomento à graduação e pós-graduação. Também foi possível resguardar os editais e recursos disponíveis nas unidades acadêmicas do impacto imediato, possibilitando, assim, a continuidade de nossas atividades acadêmicas neste momento de retorno presencial.

Ainda assim, o bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal é extremamente preocupante e, se não for revertido, causará a interrupção de serviços essenciais para a Ufopa a partir de outubro.

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) emitirão um comunicado conjunto para as unidades acadêmicas e administrativas com instruções para otimizar a execução orçamentária no exercício corrente, objetivando alcançar taxas satisfatórias de execução dos recursos disponíveis. Tal medida é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade das nossas atividades acadêmicas, bem como para respaldar a solicitação de desbloqueio do orçamento da Ufopa.

A Gestão Superior da Ufopa se une à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e às demais instituições federais de ensino superior no compromisso de reivindicar junto ao Ministério da Educação (MEC) a recomposição do orçamento da Ufopa e das demais universidades públicas do país.

 

Santarém (PA), 30 de maio de 2022.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa

 

Confira:

Notícia em destaque