Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 28 de Setembro de 2022 às 13:33

Nota oficial sobre denúncia de racismo


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa que está apurando a denúncia de racismo formalizada por uma discente indígena na terça-feira, 27 de setembro.

A denúncia, protocolada na Ouvidoria da Instituição, foi imediatamente encaminhada à unidade competente para instauração de processo administrativo para apuração da conduta do docente citado. Caso seja apurada falta cometida pelo docente, serão aplicadas as medidas disciplinares cabíveis.

Ao mesmo tempo, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) foi acionada a prestar acolhimento psicológico e social à estudante, e o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), unidade acadêmica à qual a estudante está vinculada, a tomar as providências necessárias para garantir a permanência da discente na disciplina e para evitar maiores prejuízos aos envolvidos enquanto a denúncia está em fase de apuração.

A Ufopa reforça ainda que atua em defesa dos direitos das populações indígenas, em especial o direito ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, e que não concorda com nenhum tipo de postura atentatória à dignidade humana. A instituição está aberta para dialogar com a comunidade acadêmica, em especial os discentes indígenas, e demais entidades que atuam em prol dessas populações para estabelecer estratégias de combate ao racismo estrutural.

Santarém (PA), 28 de setembro de 2022.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa

Notícia em destaque