Ultima atualização em 28 de Setembro de 2022 às 13:33

Nota oficial sobre denúncia de racismo

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa que está apurando a denúncia de racismo formalizada por uma discente indígena na terça-feira, 27 de setembro.

A denúncia, protocolada na Ouvidoria da Instituição, foi imediatamente encaminhada à unidade competente para instauração de processo administrativo para apuração da conduta do docente citado. Caso seja apurada falta cometida pelo docente, serão aplicadas as medidas disciplinares cabíveis.

Ao mesmo tempo, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) foi acionada a prestar acolhimento psicológico e social à estudante, e o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), unidade acadêmica à qual a estudante está vinculada, a tomar as providências necessárias para garantir a permanência da discente na disciplina e para evitar maiores prejuízos aos envolvidos enquanto a denúncia está em fase de apuração.

A Ufopa reforça ainda que atua em defesa dos direitos das populações indígenas, em especial o direito ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, e que não concorda com nenhum tipo de postura atentatória à dignidade humana. A instituição está aberta para dialogar com a comunidade acadêmica, em especial os discentes indígenas, e demais entidades que atuam em prol dessas populações para estabelecer estratégias de combate ao racismo estrutural.

Santarém (PA), 28 de setembro de 2022.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa