Ultima atualização em 4 de Janeiro de 2021 às 13:16

Nova espécie de cigarrinha recebe nome científico em homenagem a pesquisador da Ufopa

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deram a uma nova espécie de cigarrinha o nome Portanus adenomari, em homenagem ao professor Adenomar Neves de Carvalho, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Portanus adenomari é encontrada nos estados de Minas Gerais, Paraná e Maranhão e pertence ao grupo Portanini, que abriga 63 espécies. No artigo científico publicado na revista Zootaxa, os autores Márcio Félix, Victor Quintas, Jádila Santos Prando e Gabriel Mejdalani destacam que a escolha se deu pela grande contribuição de Adenomar ao conhecimento de espécies de Portanini.

“Tenho trabalhado com este grupo de insetos desde minha iniciação científica. Realizei meu mestrado e doutorado trabalhando com este grupo, de forma que descrevi e publiquei 23 espécies novas de Portanini (Hemiptera: Cicadellidae)”, relata o homenageado.

O professor Adenomar é biólogo, com mestrado e doutorado na área de Entomologia, acumulando uma vasta produção científica ao longo de mais de 20 anos de pesquisa sobre a diversidade, biologia e ecologia de insetos da ordem Hemiptera, popularmente conhecidas como cigarrinhas.

“Para mim, esta é a maior homenagem que alguém pode receber em vida! Ter seu nome imortalizado em um ser vivo é algo que geralmente é concedido "in memoriam". Portanto, sendo homenageado ainda em vida, posso equipará-la a um título, de doutorado ou professor titular”, ressaltou o professor.

Mais informações sobre a nova espécie estão no artigo “Portanini (Insecta, Hemiptera, Cicadellidae): morphology of female terminalia, first record of host plants, a new species of Portanus from Brazil, and taxonomic notes”.

04/01/2021