Ultima atualização em 25 de Junho de 2019 às 15:34

Núcleo de Acessibilidade recebe equipamentos para atividades de alunos com deficiência

O Núcleo de Acessibilidade da Ufopa recebeu no dia 12 de junho de 2019 três computadores com especificações necessárias para a utilização de softwares e aplicativos diferenciados voltados a pessoas com deficiência (PcDs) e uma lupa eletrônica (Ruby 7 HD) para os alunos com baixa visão. Os novos equipamentos darão suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas pelos alunos PcDs, permitindo um maior acesso às tecnologias educacionais já existentes.

Criado com o objetivo de institucionalizar a Política de Acessibilidade na Ufopa, o Núcleo de Acessibilidade é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e é responsável por executar ações que promovem a acessibilidade e a inclusão de PcDs. Dentre os serviços que são oferecidos no Núcleo de Acessibilidade estão: acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais nas atividades acadêmicas; descrição, gravações e discussão de textos, seminários, experiências de laboratórios, provas, trabalhos e auxílio em sala de aula; empréstimos de tecnologias assistivas e equipamentos, como tablets, cadeiras de rodas, andadores, bengalas eletrônicas, calculadoras falantes, lupas eletrônicas e manuais; materiais didáticos impressos em Braille; e promoção de cursos e eventos para acadêmicos, servidores e comunidade em geral, entre outros.

A Ufopa possui hoje mais de 80 alunos PcD e cerca de 14 usam continuamente o Núcleo de Acessibilidade, que dispõe de atendimento de alunos-monitores e 5 tradutores e intérpretes de libras (TILs). O Núcleo funciona no térreo da Unidade Amazônia, sala 101 e proporciona à comunidade acadêmica um espaço de referência para acessibilidade e inclusão na Ufopa.

Para mais informações: e-mail nucleodeacessibilidade@ufopa.edu.br.

19/6/2019

Aluna com baixa visão sendo orientada para uso de lupa eletrônica. Foto: Maria Eulália (estagiária/Comunicação Ufopa).