Ultima atualização em 18 de Outubro de 2019 às 18:34

Outubro Rosa: servidoras participam de ação de prevenção do câncer de mama e do colo uterino

Na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, servidoras da Ufopa participaram de programação especial do Outubro Rosa. Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), a atividade ocorreu no saguão do 1º andar da Unidade Amazônia, Campus Santarém.

Na ocasião houve uma roda de conversa com a temática “Aspectos preventivos do câncer de mama e colo uterino”, com a médica oncologista Vivian Costa, que ressaltou a relevância dessas ações dentro do ambiente universitário como uma forma de prevenção. “A importância de estarmos aqui é a prevenção: é prevenir as doenças relacionadas às mulheres, que são os tumores, doenças oncológicas como o câncer de mama e o câncer de colo uterino”.

Vivian Costa também destacou algumas orientações básicas com relação à prevenção dessas doenças. “Com relação ao câncer da mama, é o autoexame, em que a mulher apalpa a mama para descobrir se existe algum nódulo. Sobre a doença no colo do útero, ela vai observar alguns sintomas, tais como sangramento, se tem alguma secreção que sai da vagina com odor fétido; se isso acontecer, a mulher tem que procurar um serviço médico”.

Na programação também foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e verificação do peso.

18/10/2019

Palestra sobre prevenção de câncer de mama e do colo de útero. Foto: Ayla Tapajós (Comunicação/Ufopa).