Ultima atualização em 10 de Maio de 2021 às 11:27

Palestra do PPGSND aborda plágio e uso indevido de imagens em pesquisas científicas

No dia 20 de maio às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove a palestra "The Dark Side of Science: Misconduct in Biomedical Research" com a consultora científica e PhD Elisabeth Bik. A palestra abre a programação do Seminário de Teses do PPGSND e será transmitida pelo YouTube.

Elisabeth Bik é uma microbiologista holandesa e perita forense, que pesquisa imagens indevidamente duplicadas, fotografias manipuladas ou textos plagiados na literatura biomédica. Em uma análise sistemática de 20.000 trabalhos, descobriu que 4% deles continham imagens indevidamente duplicadas.

Em 2014, a pesquisadora fundou o Microbiome Digest, onde publica conteúdos sobre trabalhos científicos relacionados à microbiologia. Também mantém o blog Science Integrity Digest e o Twitter @MicrobiomDigest. Em 2020, a revista Nature publicou uma matéria sobre o trabalho de Elisabeth Bik.

Na palestra, Bik apresentará diversos exemplos de imagens indevidamente duplicadas ou outros tipos de má conduta na pesquisa, como denunciar trabalhos científicos e como revistas e instituições lidam com tais alegações.

Comunicação/Ufopa, com informações do PPGSND

07/05/2020