Ultima atualização em 18 de Abril de 2022 às 15:18

Parceria com Alcoa disponibiliza mais de R$2 milhões para compra de equipamentos para laboratórios de Geociências da Ufopa

No valor de 2 milhões e 99 mil reais, o projeto de parceria com a mineradora Alcoa está viabilizando a aquisição de insumos e equipamentos de última geração para os laboratórios de Geociências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Serão beneficiados os cursos de Geofísica e de Geologia em Santarém e o de Engenharia de Minas em Juruti.

“Recebemos os recursos da Alcoa Foundation agora em fevereiro de 2022 e o projeto tem que ser executado até julho de 2023. Essa parceria veio para fomentar a estruturação dos nossos laboratórios por meio da compra de equipamentos e insumos, para que possamos desenvolver as atividades de ensino, pesquisa, extensão e de inovação tecnológica com qualidade”, explica a professora Erica Cabral, do curso de Geologia.

A iniciativa também integra o projeto de implantação do futuro Centro Tecnológico de Geociências e Engenharia da Ufopa, que deverá congregar esses laboratórios em um único espaço na Unidade Tapajós, em Santarém. Antes disso, porém, haverá a adequação dos laboratórios já existentes para o recebimento dos equipamentos. “Atualmente, esses laboratórios são utilizados para o ensino e a pesquisa por alunos e professores do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e de outros cursos e institutos”, afirma Erica Cabral.

“Com esse apoio, vamos revolucionar a área de Geociências na Universidade”, comemorou a vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier, durante reunião realizada em 12 de abril na Unidade Tapajós, em Santarém, com o gerente de Relações Institucionais da Alcoa, José Haroldo Chaves Paula, e professores do IEG envolvidos no projeto. “Temos conseguido avançar por conta das parcerias”, afirmou a vice-reitora, referindo-se à atual política de cortes orçamentários.

Durante o encontro, as docentes Cíntia Rocha da Trindade, do curso de Geofísica, e Erica Cabral, do curso de Geologia, apresentaram o projeto de parceria da Ufopa com a Alcoa. “Fiquei impressionado com o que foi apresentado sobre o projeto, tanto a estrutura quanto as informações, a transparência com que a Ufopa vem conduzindo esse projeto importantíssimo tanto para Santarém quanto para a região de Juruti”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da Alcoa, José Haroldo Chaves Paula.

Equipamentos: Um dos principais objetivos da parceria é a aquisição de equipamentos de última geração para os laboratórios de Geociências da Ufopa, localizados nos campi de Santarém e Juruti. “Estamos comprando um espectrômetro de absorção atômica, um magnetômetro, um gamaespectrômetro e um sismógrafo, equipamentos caros e importados, além de computadores de alto processamento”, afirma a professora Erica Cabral. Ela explica que o projeto também tem a parceria da Fundação de Integração Amazônica (FIAM). Os responsáveis pelo projeto, juntamente com a Assessoria de Importação, conseguiram comprar os equipamentos em tempo recorde. “Agora estamos esperando esses equipamentos chegarem ao Brasil. Como é um projeto de desenvolvimento científico e de inovação tecnológica, conseguimos junto ao CNPq a isenção de taxas e impostos sobre os equipamentos”.

Equipamento de análise qualitativa e quantitativa multielementar, o espectrômetro de absorção atômica analisa quimicamente a presença de elementos químicos, servindo, por exemplo, no monitoramento de resíduos e análise de água e efluentes. Já os outros equipamentos — sismógrafo, magnetômetro e gamaespectrômetro — são utilizados em análises físicas das rochas e do solo e também muito utilizados na mineração e em investigações ambientais.

“A nossa expectativa é que haja melhoria na qualidade do ensino prático dos nossos alunos e na capacidade instalada com esses equipamentos, que vão nos fornecer dados e informações de precisão, de alta confiabilidade”, afirma Erica Cabral. “Poderemos trabalhar dentro de projetos de pesquisa, com análises químicas e físicas de solo, água, rochas e minérios, na exploração mineral e na investigação ambiental também. Essas pesquisas nos darão um retorno direto para a sociedade”.

“Ficamos muito bem impressionados. O espaço aqui é maravilhoso. E a chegada desses equipamentos vai dar uma impulsionada nos cursos, na qualificação e nos trabalhos de formação que estão em andamento”, avalia o gerente de Relações Institucionais da Alcoa. “A nossa expectativa é que esses recursos se transformem de fato em benefício para a comunidade acadêmica, e que a gente tenha profissionais de qualidade formados, que possam acessar posições em empresas da região com formação adquirida em Santarém, Juruti e em outros municípios onde a Ufopa está presente”.

Reunião: Participaram da reunião realizada no dia 12 de abril em Santarém a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier; o gerente de Relações Institucionais da Alcoa, José Haroldo Chaves Paula; a jornalista Katiane de Jesus, do setor de Comunicação da Alcoa; e os professores do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) Renata de Sena Santos (coordenadora do curso de Geofísica), Fernanda Souza do Nascimento (Geologia), Theomar Trindade Neves (Ciências Atmosféricas), Erica Cabral (Geologia), Cíntia Rocha da Trindade (Geofísica) e Felipe Holanda dos Santos (vice-coordenador do curso de Geologia).

Maria Lúcia Morais — Comunicação/Ufopa

18/04/2022

Participantes da reunião sobre a parceria entre Ufopa e Alcoa. Foto: Comunicação Ufopa