Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2023 às 17:58

Parfor 2023: Pré-inscrições prorrogadas até 7 de fevereiro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou até o dia 7 de fevereiro o período de pré-inscrição para os cursos que serão oferecidos em 2023 por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Para a etapa de 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está ofertando 640 vagas para 14 turmas pré-aprovadas no edital nº 8/2022, distribuídas em seis municípios da região: Almeirim, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Rurópolis e Santarém.

De acordo com o cronograma atualizado, os professores da rede pública de educação básica interessados nos cursos pré-aprovados para 2023 devem realizar seu cadastro ou atualização de currículo, incluindo a pré-inscrição no curso de interesse, até o dia 7 de fevereiro na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível na página https://eb.capes.gov.br/.

Já as secretarias municipais de Educação terão até o dia 28 de março para validar as pré-inscrições de 2023. O resultado preliminar deverá ser divulgado até o dia 17 de abril e o resultado final até 12 de maio. A seleção e matrícula dos professores serão realizadas pelas instituições de ensino superior no período de 15 de maio a 30 de junho. As atividades acadêmicas estão previstas para iniciar até 31 de agosto. Acesse o cronograma atualizado da Capes AQUI.

Confira os cursos da Ufopa a serem ofertados pelo Parfor em 2023:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Primeira Licenciatura: 200 vagas

• Juruti: 40 vagas
  • Óbidos: 40 vagas
  • Santarém: 40 vagas

GEOGRAFIA – Primeira Licenciatura: 40 vagas

• Almeirim: 40 vagas

HISTÓRIA – Primeira Licenciatura: 160 vagas

• Almeirim: 40 vagas
  • Santarém: 40 vagas

LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA – Primeira Licenciatura: 160 vagas

• Juruti: 40 vagas
  • Óbidos: 40 vagas
  • Rurópolis: 40 vagas

Mais informações sobre a oferta de cursos do Parfor pela Ufopa através do e-mail parfor.ufopa@gmail.com; telefone: (93) 2101-3620; ou na página do Parfor no site do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

05/01/2023