Ultima atualização em 14 de Outubro de 2019 às 16:30

Peludinhos da Ufopa: Universidade passa a denunciar o abandono de animais

Cães e gatos encontrados em situação de abandono na Ufopa têm sido acolhidos por voluntários do projeto “Peludinhos da Ufopa”, que se mobilizam para que não faltem alimentos, cuidados de higiene e veterinários a esses animais. Mas a Universidade passará a coibir, de forma mais direta, o abandono de animais em suas dependências no Campus Santarém, especialmente nas unidades Rondon e Tapajós.

Através do monitoramento por meio de câmeras, a Coordenação de Segurança Patrimonial (CSP) denunciará ao órgão responsável quando flagrar e identificar pessoas abandonando animais na Universidade. O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/98). A pena para quem pratica abandono e maus tratos aos cães e gatos é de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Através do “Peludinhos da Ufopa”, a Universidade tem promovido e incentivado a adoção responsável de cães e gatos. Os animais que foram abandonados e ainda permanecem nas unidades estão disponíveis para adoção. Os interessados devem entrar em contato com o “Peludinhos da Ufopa”, através conta do Instagram @peludinhos_ufopa ou da página do projeto no Facebook. A adoção é considerada o ato mais adequado e eficiente para que os cães e gatos sejam acolhidos em um lar e lhes sejam concedidos amor, cuidados e um tutor responsável.

Sobre o projeto - “Peludinhos da Ufopa” é um projeto de extensão que tem como objetivo tratar, cuidar e alimentar os animais, especialmente cães e gatos de vida livre que habitam os espaços da Ufopa. Partindo do princípio de que esses animais são responsabilidade de todos que compõem o ambiente acadêmico, o projeto envolve técnicos administrativos, professores, profissionais terceirizados e estudantes, que devem cuidar e dar carinho aos peludinhos. As ações do projeto são fruto de contribuições individuais e coletivas.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/f17882af0f7fb686c909f80298d62a4a.png

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto Peludinhos da Ufopa

11/10/2019

Abandono e maus tratos aos animais são crimes, de acordo com a Lei n.º 9.605/98.