Ultima atualização em 28 de Novembro de 2018 às 11:40

Pesquisa da Ufopa sobre balata é destaque no blog Scielo em Perspectiva - Humanas

O blog científico SciELO em Perspectiva – Humanas publicou esta semana uma série especial de reportagens sobre o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Humanas. Produzida pelas jornalistas Jimena Felipe Beltrão, editora científica do Boletim do Museu Goeldi - Ciências Humanas, e Silvia de Souza Leão, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama), a série destaca artigos científicos publicados no periódico ao longo de 2018.

A professora Luciana Gonçalves de Carvalho, do curso de Antropologia da Ufopa, é um dos destaques dessa produção jornalística sobre o centenário boletim do Museu Goeldi, participando da matéria “Balata, cumaru e a exploração de recursos na Amazônia”. Junto com Brenda Rúbia Gonçalves Souza e Ana Paula Araújo Cunha, ela é coautora do artigo “Passaporte para a floresta: a regulação do extrativismo de balata na Floresta Estadual do Paru, estado do Pará, Brasil”, publicado este ano no referido boletim, o qual discute a situação de balateiros, extratores de seringa, pós-apogeu da borracha.

O Blog SciELO em Perspectiva – Humanas tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento, disseminação e marketing dos periódicos das ciências humanas indexados no SciELO, por meio da sua ampla presença nas redes sociais. O blog é um espaço comum e colaborativo de todos os periódicos. O blog está aberto à colaboração de autores, editores e equipe editorial dos periódicos SciELO, que podem encaminhar suas contribuições de forma eventual ou sistemática. Mais informações pelo e-mail blog.humanas@scielo.org.

28/11/2018