Ultima atualização em 24 de Fevereiro de 2023 às 18:43

Pesquisa da Ufopa que apontou presença do novo coronavírus em esgotos de Santarém terá plataforma para divulgação de resultados

A pesquisa faz parte do projeto Monitoramento e detecção do Sars-Cov-2 em águas residuárias domésticas produzidas pela população de Santarém (PA): Indicadores de mapeamento georreferenciado e disseminação da doença. O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Ações Emergenciais de combate à pandemia, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Paem/Ufopa), e começou em janeiro deste ano.

A pesquisa vai culminar com o desenvolvimento de uma plataforma digital para o monitoramento em tempo real de Sars-CoV-2 na rede de esgotamento sanitário de Santarém. A plataforma, que ainda está em fase de elaboração, deve ser lançada no final do projeto, previsto para o mês de outubro de 2021.

Resultados preliminares

Nos resultados iniciais do estudo, detectou-se a presença do RNA do Sars-Cov-2, numa perspectiva qualitativa da pesquisa.

De acordo com o relatório da pesquisa, “as amostras coletadas vêm apresentando caráter levemente ácido com valores de pH em torno de 4,5 a 6,5 e alcalinidade moderada para esgoto do tipo doméstico [...]. Amostras da Estação Elevatória e rede do hospital, apresentam maiores concentrações de sólidos e consequente tem apresentado mais matéria orgânica. Nutrientes como nitrogênio e fósforo estão sendo monitorados e representam baixas concentrações de material nitrogenado e de moderada a forte concentração de fosforo, quando relacionados a esgotos do tipo doméstico e comercial”.

Nas próximas etapas, o projeto vai avançar para a quantificação do vírus nos esgotos estudados. De acordo com o coordenador do projeto, professor Israel Nunes, é importante identificar a concentração do vírus no material coletado e, consequentemente, verificar a influência dos resultados aos possíveis cuidados de contaminação na população.

As análises das amostras coletadas nos esgotos são feitas no Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias (LabTAR), também coordenado pelo professor Israel Nunes e ligado ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) também participa do projeto, submetendo as amostras previamente agregadas em membranas eletronegativas, com posterior formulação de sua extração por protocolo específico para detecção e quantificação da carga viral do SARS-CoV-2.

O estudo ocorre na área urbana de Santarém em três pontos amostrais pré-determinados para coleta de águas residuais: 1. Estação Elevatória de Esgoto do Residencial Salvação; 2. Poço úmido ETE Irurá; e 3. uma estação de tratamento de hospital público.

Após a conclusão do projeto, os resultados deverão ser divulgados e disponibilizados à sociedade para o desenvolvimento de ações de combate ao vírus. A partir do estudo também serão elaborados artigos científicos para a divulgação do conhecimento produzido na Universidade.

O Projeto

O projeto de pesquisa Monitoramento e detecção do Sars-Cov-2 em águas residuárias domésticas produzidas pela população de Santarém (PA): Indicadores de mapeamento georreferenciado e disseminação da doença faz parte do PAEM, que desenvolve uma série de projetos de pesquisa e extensão voltados ao combate à pandemia.

Apresenta uma nova ferramenta para geração de indicadores do processo de disseminação do vírus Sar-CoV-2, baseada no monitoramento deste vírus em redes de esgotamento sanitário e sistemas de tratamento de esgotos. A aplicação desta técnica de monitoramento em estudos com outros vírus já apresentou resultados satisfatórios, o que sugere potencial para aplicação referida neste projeto. “Espera-se que a detecção e o monitoramento das águas residuárias possa fornecer uma abordagem eficaz às autoridades de saúde e saneamento básico, auxiliando no controle da disseminação do vírus e na elaboração de medidas para diminuir o risco de contágio à população”, aponta a coordenação do projeto, sob a responsabilidade do professor Israel Nunes, do ICTA/Ufopa.

Também participam do projeto: professor Elton Raniere da Silva Moura, professor Keid Nolan Silva Sousa, professor Lucinewton Silva de Moura, professor Mauro Alexandre Paula de Sousa e professor Marcos Prado Lima, que coordena o Labimol.

LabTAR

O Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias funciona desde o final de 2014, sendo mantido com recursos de projetos e apoio interno da Ufopa. O LabTAR realiza as análises físicas e químicas dos projetos envolvidos no grupo de pesquisa GPSABA (Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental no Baixo Amazonas), coordenado pelo professor Israel Nunes Henrique.

No espaço são realizadas pesquisas de tratamento biológico de esgotos domésticos e industriais, remoção e recuperação de nutrientes e desenvolvimento de tecnologia e técnicas de tratamento de resíduos líquidos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/6f64fdebedaa3d37a8bb7e39a81225d3.jpg

Rosa Rodrigues - Comunicação/Ufopa

08/06/2021

Pesquisa passará à fase de quantificação do vírus