Ultima atualização em 11 de Julho de 2022 às 16:34

Pesquisadores da Ufopa participam de dossiê sobre gestão social de projetos e de territórios

Pesquisadores vinculados à Ufopa, além de outras instituições de ensino superior localizadas na Amazônia, elaboraram um dossiê referenciado em perspectivas múltiplas que vão desde análises sobre gestão social de territórios à gestão social de projetos, programas e políticas públicas diretamente relacionadas à região ou mesmo no contexto de estratégias nacionais e internacionais. Quanto à gestão de territórios, dentre outros temas, estão relacionados a terras indígenas, unidades de conservação, terras de quilombos, terras da Marinha, comunidades e cidades ribeirinhas.

O dossiê foca nas sensíveis desigualdades entre as regiões no Brasil, mensuradas a partir de indicadores sociais e amplamente discutidas por diversos campos da ciência. No que diz respeito à Amazônia brasileira, perpassam tais discussões questões históricas, sociais e econômicas e que textualizam os resultados do descompasso entre as concepções de manuseio da biodiversidade pelas sociedades de matriz ocidental e pelos povos tradicionais e suas tecnologias próprias de manutenção da vida e das relações sociais no bioma amazônico. O campo da Gestão Social também se encontra inserido em tal contexto.

Além da Ufopa, as outras instituições de ensino superior localizadas na Amazônia que fazem parte do projeto são: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade da Amazônia (Unama), Universidade Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Na organização do dossiê, além da representação do Prof. Raoni Azerêdo, com quatro artigos publicados, são autores os seguintes docentes/discentes da Ufopa: Vander Luiz Barbosa de Sousa, Efrain da Silva Ribeiro, Edilene da Silva Souza, Maria Zilomar de Sousa Uchôa, Carla Ramos, Lidiane Nascimento Leão, Thiago Almeida Vieira, Wandicleia Lopes de Sousa, Rubens Elias da Silva, Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos, Giselle Alves Silva, Ana Carla dos Santos Evangelista e Breno Pinho de Sousa.

Acesse AQUI todos os artigos do dossiê.

11/04/2022