Ultima atualização em 17 de Julho de 2020 às 14:41

Pesquisadores da Ufopa lançam livro sobre políticas públicas e dinâmicas territoriais no Oeste do Pará

O Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), publica este mês o livro digital em comemoração aos três anos de atividades do grupo. A obra Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais no Oeste do Pará está disponível para download gratuito aqui.

A publicação reúne pesquisas oriundas de monografias de graduação e artigos de docentes e discentes da Ufopa, além de convidados externos, que trazem análises de políticas agrárias, agrícolas, aquícolas, educacionais, logísticas e ambientais e seus impactos no ordenamento territorial na região do Oeste paraense. Segundo o Censo Demográfico do IBGE (2010), a região abrange cerca de 500 mil km2, com uma população de mais de 800 mil habitantes. É um território dividido em duas porções: o Baixo Amazonas, localizado ao norte e de ocupação mais antiga; e o Tapajós, composto pelos eixos da Transamazônica e da BR-163.

Na coletânea, há discussões sobre os municípios da região de integração do Baixo Amazonas — Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa —, além de Itaituba, que compõe o Tapajós.

A organização da obra é do professor da Ufopa e coordenador do GPDAM, Márcio Júnior Benassuly Barros. O prefácio é do professor Ricardo Gilson da Costa Silva, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e a apresentação, do professor Ricardo Ângelo Pereira de Lima, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Sobre o GPDAM — O grupo de pesquisa tem como objetivo analisar as ações estatais voltadas para a Amazônia no que se refere à execução de políticas públicas e seus rebatimentos no território e sociedade regional. Atualmente, é composto por 13 pesquisadores, além de vários estudantes voluntários, bolsistas e egressos.

De 2017 a 2020, o GPDAM organizou três publicações. A primeira foi Floresta Nacional do Tapajós: Território, economia, gestão e manejo de recursos naturais na Amazônia, lançada em 2018. Em 2019 e 2020, foram publicadas coletâneas de trabalhos apresentados na segunda e terceira edições do Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia.

Mais informações no site do GPDAM.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/c9fea7b72587acef820f447c78f58213.png

Comunicação/Ufopa, com informações do GPDAM