Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2020 às 08:35

Pesquisadores da Universidade de Oxford visitam Campus Oriximiná

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/0db4d49fe0e59b0ea638b2e806b5d416.jpg

O Campus Oriximiná da Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa) recebeu, no mês de dezembro, a visita de três pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido. Na ocasião, foram realizadas palestras para professores e acadêmicos sobre arboviroses, que são doenças transmitidas por artrópodes e incluem a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O Dr. Nuno Faria abordou o projeto CADDE, que desenvolve tecnologias para investigar arboviroses centenárias. Em seguida, o Dr. William Souza tratou da pesquisa sobre prospecção e descoberta de novos vírus. Por fim, o Me. Darlan Cândido apresentou questões envolvendo a epidemia da chikungunya no Brasil.

A iniciativa faz parte do projeto de divulgação científica liderado pelo professor Samuel Gomides, que visa a troca de experiências entre os pesquisadores e a imersão em discussões sobre pesquisas de ponta, além do fortalecimento de parcerias internacionais.

"Este tipo de evento é importante não só pelo importante conteúdo discutido, mas por permitir aos alunos a experiência do debate acadêmico em alto nível, prática do pensamento científico, bem como do aprendizado com profissionais de uma grande universidade com destacada importância mundial. No momento atual do país, a ciência e a educação são as ferramentas mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil", comenta o coordenador.

Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Oriximiná

07/01/2020

Na sequência: William Souza, Darlan Cândido, Samuel Gomides e Nuno Faria. Fotos: Campus Oriximiná