Ultima atualização em 14 de Junho de 2018 às 09:07

Plano BR-163 Sustentável será tema de roda de conversa

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (NEDET) e o Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Território na Amazônia (DTAM), coordenados pela Profa. Dra. Izaura Costa, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, realizam uma roda de conversa com o tema: “Da Retórica do Plano BR-163 Sustentável à Ação Política de Desenvolvimento para a Amazônia”.

O objetivo é promover um debate dinâmico sobre temas pertinentes à região amazônica. Nessa primeira versão, o tema a ser discutido é objeto de análise da tese de doutoramento da Profa. Dra. Andréa Simone Rente Leão, que irá proferir uma palestra.

A intenção é apresentar os resultados da tese defendida em agosto de 2017, intitulada: “Na Trilha da Estrada: (des)caminhos do Plano BR-163 Sustentável como concepção para o desenvolvimento na Amazônia”, cujo objetivo foi mostrar os caminhos e descaminhos do desenvolvimento na região amazônica por meio da análise das condições e dos processos desencadeadores, ocorridos no trecho paraense da rodovia Cuiabá-Santarém.

Serão mostradas, ainda, as mobilizações dos setores econômicos e sociais locais, a ação do Estado e a formulação do Plano BR-163 Sustentável como proposta direcionadora de uma ação política alternativa, pautada no desenvolvimento regional sustentável, a qual acabou não se tornando tão efetiva como instrumento norteador de ações para além do asfaltamento.

A roda de conversa será no dia 19 de junho, a partir das 19h, no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas até 30 minutos antes do início, no local do evento.

12/6/2018