Ultima atualização em 16 de Dezembro de 2020 às 19:14

Primeira empresa júnior do Iced, E-Uaná vai desenvolver produtos voltados à educação básica

Em novembro, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ganhou mais uma empresa júnior: a E-Uaná, formada por discentes de Licenciatura Integrada em Matemática e Física e de Informática Educacional. A empresa júnior é também a primeira vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (Iced).

O nome vem da palavra em tupi-guarani “uaná”, que significa “vaga-lume”. Dentre os objetivos, a empresa pretende estimular o espírito empreendedor dos estudantes, oferecer serviços de consultoria, formação continuada e desenvolvimento de produtos educacionais para professores da Ufopa e educação básica nas escolas, além de criar um ambiente virtual com recursos produzidos pela equipe e disponíveis em Bancos Digitais de Aprendizagem.

Na primeira assembleia geral, ocorrida no dia 30 de novembro de forma remota, houve a fundação e a aprovação do estatuto. Foi eleita, por aclamação, a única chapa inscrita para a diretoria, formada pelos alunos: Silvia Mota de Sousa (diretora da Presidência), Ediane de Andrade Cruz (vice-diretora da Presidência), Cristina Mel Silva da Rocha (diretora de Recursos Humanos), Gabriel Pereira Coelho (diretor Didático-Pedagógico) e Neuri Ingrede de Sousa de Almeida (diretora Administrativa-Financeira).

A criação foi possível por meio do apoio do projeto “Tecnologias Digitais de Aprendizagem em tempos de pandemia (PCE/ICED/UFOPA)”, aprovado no Programa de Ações Emergenciais (Paem). A coordenadora do projeto, professora Eliane Flexa, ressaltou que “essa conquista é dos discentes dos cursos envolvidos a partir do incentivo do desenvolvimento do projeto, com muita dedicação, esforço e trabalho coletivo de todos que se empenharam para realizar esse sonho”.

Também participaram dessa primeira discussão a professora Nilzilene Gomes de Figueiredo e as pedagogas Ângela Santos e Neliane Rabelo, que integram o projeto. Como colaboradores externos, o projeto tem como membros os professores Marcos Paulo Olivetto (Seduc) e Luísa Helena de Sousa (IFPA).

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

16/12/2020