Ultima atualização em 25 de Junho de 2018 às 09:00

Primeiro reitor da Ufopa é homenageado no aniversário de Santarém

Responsável pelo processo de criação e implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e primeiro reitor a assumir a Universidade, o Prof. Dr. José Seixas Lourenço, atual diretor-presidente da Organização Social Biotec Amazônia, recebeu na noite desta sexta-feira, 22 de junho de 2018, a medalha Padre João Felipe Bettendorf, a mais importante honraria do município de Santarém. Concedida pela Prefeitura de Santarém, a comenda foi entregue durante solenidade realizada nas escadarias do Centro Cultural João Fona, na orla da cidade, durante as comemorações do aniversário de 357 anos de Santarém. Outras cinco personalidades também foram homenageadas. Seixas Lourenço discursou representando a todos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/e683001cc74ec3facce75a390914120d.jpg

Seixas Lourenço recebe comenda das mãos do prefeito Nélio Aguiar

Ao receber a medalha, Seixas Lourenço, que já é Cidadão Santareno, agradeceu à Prefeitura pela homenagem e reafirmou a alegria “pelo reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há mais de 30 anos na Região”. Ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Seixas Lourenço foi o responsável pela criação do campus da UFPA em Santarém, na década de 1980. Ele presidiu a comissão de implantação da Ufopa, da qual foi seu primeiro reitor, na condição pro-tempore.

Para ele, a homenagem é resultado do trabalho realizado durante o período de quatro anos em que foi reitor da Ufopa: de 2009 a 2013. “Implantamos uma infraestrutura invejável para a nova universidade, um novo modelo acadêmico e o início de um parque de Ciência e Tecnologia para o Tapajós. Sou muito grato à prefeitura de Santarém pelo reconhecimento a esse trabalho à frente da Universidade”.

Para o atual reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, a medalha é um reconhecimento merecido. “Ainda como reitor da UFPA ele iniciou o processo de interiorização criando o campus da UFPA de Santarém. Esse campus se tornou a sede da Ufopa, que hoje é uma universidade multicampi. Portanto uma merecida homenagem ao prof. Seixas Lourenço que também é uma homenagem para a Ufopa”.

Surpresa – Antes do encerramento da solenidade, a vice-reitora Aldenize Xavier prestou homenagem ao professor José Seixas Lourenço e também ao atual reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, que assumiu o cargo em abril deste ano. Em um discurso breve, porém emocionado, ela reconheceu o papel de Seixas Lourenço à frente da reitoria da Ufopa. “Nós reconhecemos e respeitamos o seu investimento na nossa universidade, e gostaríamos, simbolicamente, de lhe presentear com este relógio em sinal de novos rumos na sua relação com a Ufopa. Que possamos iniciar uma nova contagem de tempo, aprendendo com o que passou e vislumbrando outros espaços e possibilidades”, afirmou Aldenize Xavier durante seu pronunciamento.

A vice-reitora da Ufopa também reiterou os desafios da universidade ao atual Reitor Hugo Alex Diniz. “É uma honra termos aqui estas duas pessoas que têm se dedicado à educação superior na Amazônia. José Seixas Lourenço, com uma larga trajetória na universidade, e Hugo Diniz que inicia o mandato como reitor da Ufopa. Também de modo simbólico e representando a autoridade de um reitor que exerceu dois mandatos, eu peço ao professor Seixas que faça a entrega deste livro ao novo reitor em sinal de socialização de um conhecimento que deve ser produzido pela universidade em benefício da sua população”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/9be5512d39541fd10febc1fddda9549c.jpg

Reitor Hugo Alex Diniz e vive-reitora Aldenize Xavier prestaram homenagem a Seixas Lourenço.

Estiveram presentes à solenidade presidida pelo prefeito de Santarém Nélio Aguiar os pró-reitores da Ufopa: Solange Ximenes (Proen), Marcos Prado (Procce), Rogério Cruz (Proplan), Fabriciana Guimarães (Progep) e Eliane Flexa (Proges), além de Maisa Rabelo (Chefia de Gabinete), do assessor multicampi João Feitosa, do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Gabriel Brito Costa.

Lenne Santos/Coordenadora de Comunicação

Fotos: Edvaldo Pereira

23/6/2018

José Seixas Lourenço discursa durante homenagem.