Ultima atualização em 13 de Dezembro de 2019 às 08:33

Produto probiótico a base de cupuaçu promove benefícios à saúde

Descoberta foi feita por pesquisadores da Ufopa, durante trabalho de conclusão de curso.

Uma pesquisa que, brevemente, será fundamental para impulsionar o lançamento de um produto no mercado – que vai contribuir com a melhoria de vida de quem optar por seu consumo –, foi defendida na tarde de quarta-feira, 11, por Lucas Alvarenga da Silva, acadêmico de Biotecnologia da Ufopa, como trabalho de conclusão de curso (TCC). O resultado direciona para a elaboração de um produto a partir do suco do cupuaçu, fruto originário da Amazônia.

Com o tema “Suco de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) como veículo para administração do probiótico Lactobacillus platarum Lp62: otimização, potencial antioxidante e estabilidade”, Lucas se organiza, agora, para a publicação do trabalho em uma revista científica.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/89a824282b72a6be6a208d4ef59a8baf_OZlwHQ7.jpg
Lucas durante apresentação do TCC.

De acordo com o discente, todo o levantamento começou em março deste ano, finalizado após aproximadamente 8 meses: “O trabalho é baseado na produção de um suco fermentado de cupuaçu, utilizando uma bactéria probiótica, ou seja, um micro-organismo que influencia positivamente na saúde de quem ingerir. Basicamente passamos uns 8 meses trabalhando esse experimento, realizando a produção do suco, fazendo o processo de otimização da fermentação e diversos outros testes de qualidade, referentes ao potencial antioxidante, e nosso resultado foi bastante otimista”.

Segundo dados da pesquisa, o suco de cupuaçu com a adição da bactéria teve um aumento significativo na quantidade de antioxidantes. São essas substâncias que contribuirão com a saúde e bem-estar dos consumidores. A bactéria também consegue inibir outros micro-organismos causadores de doenças. O pesquisador assegura que o lançamento de um produto a partir do suco do cupuaçu deverá ocorrer, inicialmente, em nível regional. “Com essa finalidade, esse produto a partir do suco de cupuaçu, até então, é inédito. Já existem outros, mas com uso de outras frutas. Pretendemos fazer esse lançamento, a nível regional, se tudo der certo, em pouco tempo”.

Orientação – O TCC foi orientado pelo professor Dr. Thalis Ferreira dos Santos e coorientado pela professora Dra. Débora Kono Taketa Moreira, vinculados ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e Instituto de Saúde Coletiva (ISCO), respectivamente, da Ufopa.

O professor Thalis assegurou que o próximo passo será “otimização para garantir o melhor sabor. Para isso, faremos uma análise sensorial, tipo fazer com que as pessoas experimentem e vejam se gostam, se não gostam, se está ácido, se está amargo, se está doce etc. Tentar fazer esses ajustes para chegar em um produto que possa ser comercializado. A gente vai estudar, ainda, qual a forma de apresentar esse produto, que pode ser um suco em pó ou líquido, em caixinha. Ainda não sabemos, mas o importante é que já temos um protótipo de um produto que a gente sabe que tem potencial para ser utilizado”.

Thalis explicou que o suco de cupuaçu em conjunto com a bactéria probiótica tem o potencial de promover melhorias à saúde humana porque pode, por exemplo, contribuir na inibição do envelhecimento precoce, de doenças crônico-degenerativas, ajudar na prevenção do câncer e de doenças do trato intestinal, entre outros benefícios: “A gente descobriu que essa nova forma de apresentar o suco de cupuaçu faz bem à saúde, em vários aspectos. Só precisamos, agora, dar continuidade aos trabalhos para viabilizar o produto e a melhor forma de disponibilizar isso no mercado”.

A defesa de Lucas Alvarenga da Silva foi muito elogiada pelas professoras Katrine Rabelo e Graciene Fernandes, ambas da Ufopa, que fizeram parte da banca de avaliação e não pouparam incentivos à continuidade do trabalho.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/0ec784c4b252881b4e28815353777d9b_B4jOkZD.jpg
As professoras Graciene Fernandes e Katrine Rabelo em avaliação ao trabalho.

Albanira Coelho – Comunicação/Ufopa

12/12/2019