Ultima atualização em 16 de Julho de 2019 às 15:18

Proen divulga edital de monitoria para apoio pedagógico a discentes indígenas

Edital prevê concessão de bolsas de monitoria, formação de cadastro de monitores voluntários e cadastro de projetos pelas unidades acadêmicas e campi

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) lançou o Edital de Concessão de Bolsas de Monitoria Ceanama, voltado para o desenvolvimento de ações de ensino e acompanhamento pedagógico de discentes indígenas da Ufopa. São ofertadas 85 bolsas para estudantes de graduação, distribuídas entre as Unidades Acadêmicas e Formação Básica Indígena, do Campus de Santarém, e os campi de Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Juruti, Óbidos e Oriximiná. A vigência da bolsa é de 2 de setembro a 31 de dezembro de 2019 e o valor, de R$ 400.

Os bolsistas atuarão em projetos institucionais de monitoria, vinculados ao Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico, com o objetivo de auxiliar estudantes indígenas que ingressaram entre 2010 e 2016 e que apresentam dificuldades relacionadas, sobretudo, à língua portuguesa, matemática e uso de recursos tecnológicos.

Os candidatos devem, dentre outros requisitos, estar regularmente matriculados; não ter três ou mais reprovações no semestre anterior ao Edital; não acumular outra bolsa, exceto permanência ou de auxílios estudantis; e ter desempenho acadêmico suficiente nos componentes curriculares.

O período de inscrição para concorrer à bolsa é de 30 de julho a 13 de agosto. A inscrição será feita exclusivamente de forma online, através do preenchimento do formulário disponível em endereço a ser divulgado a partir do dia 29 de julho de 2019 pela Proen.

Projetos de monitoria - O edital também fornece instruções para o cadastro de projetos de monitoria institucionais pelas direções das unidades acadêmicas, campi e Formação Básica Indígena (FBI).

Os coordenadores devem ser docentes efetivos ou substitutos lotados na Ufopa e podem indicar outros docentes e técnicos como colaboradores. O período de envio dos projetos já começou e vai até 28 de julho. As instruções para o cadastramento estão descritas no item 4 do Edital.

Mais informações no site da Proen.

15/7/2019