Ultima atualização em 14 de Maio de 2019 às 18:59

Proen e CTIC reúnem-se com institutos para consolidar uso de nova versão do SIGAA

Com a atualização implantada em janeiro deste ano, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na Ufopa passou da versão 3.7 para a versão 3.38.14, um salto de mais de trinta versões.

Como em todo processo de mudança, a adaptação à nova versão trouxe algumas dificuldades para usuários do sistema. “Enviamos um questionário aos coordenadores de cursos, coordenadores dos campi e para as gestões acadêmicas para identificar as dificuldades encontradas”, explica a coordenadora de Ensino da Ufopa, Madma Gualberto.

Para dirimir as dúvidas dos usuários e ajudá-los quanto às dificuldades, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) vem realizando, ao longo dos meses de maio e junho, uma série de reuniões com servidores das unidades acadêmicas.

Além de atualizações de parâmetros e funcionalidades, a nova versão veio para suprimir a defasagem da versão anterior, bastante customizada por necessidades da Ufopa e já apresentando uma série de falhas e panes.

A atualização do módulo de graduação no SIGAA também era condição necessária para a implantação de outros módulos do sistema, como o de extensão, monitoria, assistência estudantil, pesquisa e bolsas, por exemplo. “Os módulos são interligados, então para que esses módulos andassem, o de graduação tinha que ser atualizado”, explica Ísis Batista, do CTIC.

“Apesar de ter sido disponibilizada para a comunidade acadêmica em janeiro deste ano, estamos trabalhando nesse processo desde março de 2018. A expectativa de finalização é dezembro de 2019. Serão quase dois anos com nossa equipe debruçada sobre isso. É um processo demorado, mas o benefício para a comunidade acadêmica será muito grande”, avalia a diretora de Registro Acadêmico da Ufopa, Poliana Sena.

Uma das alterações que a nova versão trouxe foi o índice acadêmico. Antes, adotava-se o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA), baseado no modelo acadêmico inicial da Ufopa. Hoje, o índice em vigor é o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

As reuniões que estão ocorrendo agora também têm o objetivo de ajustar as estruturas curriculares dos cursos. “Temos 48 cursos de graduação na Ufopa, mas temos mais de cem estruturas diferentes cadastradas no SIGAA. Precisamos fazer esses ajustes, para que tenhamos um processo tranquilo de matrículas no próximo período letivo”, adianta Poliana.

Fórum de Graduação - Paralelamente à atualização do sistema, o Regimento de Graduação de Ufopa está sendo revisado. A minuta será apresentada à comunidade acadêmica durante o II Fórum de Graduação, nos dias 3 e 4 de junho, em Santarém. “A partir disso, a minuta será disponibilizada para consulta e contribuições no site da Ufopa”, esclarece Madma. A intenção é que o novo regimento preveja todos os parâmetros atualizados do SIGAA, refletindo as novidades da versão atual. “Estamos buscando essa simetria entre o sistema e o regimento”, encerra a coordenadora.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

14/5/2019