Ultima atualização em 26 de Dezembro de 2018 às 10:30

Proen lança livro com relatos de experiência de monitoria acadêmica

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa, por meio da Coordenação de Projetos Educacionais, lançou no último dia 20 de dezembro o livro Relatos de Experiência de Monitoria Acadêmica: múltiplos olhares.

Resultado da produção de docentes e discentes da Universidade, o livro é composto por 22 relatos sobre o ensino de graduação na Ufopa. Apresenta um panorama diverso sobre as diferentes áreas de formação dos cursos oferecidos pela Universidade. Reúne experiências sobre o ensino de Microbiologia, Fitologia, Física, Direito Civil e Anatomia da Madeira, Olhares Sobre a Monitoria no Ensino Interdisciplinar do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Análise do Racismo, Estudos Sobre Minerais e Rochas, Economia Política, Estágio Docente em Geografia, O Frisbee e a Dança no Ensino de Educação Física, Bioestatística na Experimentação Agrícola, Monitoria no Laboratório de Arqueologia, As TICs e a Interdisciplinaridade, A Monitoria em Projetos Sobre Restauração e Conservação de Documentos Históricos, O Ensino de Zootecnia, Monitoria no Núcleo de Mediação de Conflitos e Construção de Paz, A Presença Indígena na Universidade, A Gestão de Resíduos Sólidos e a Formação do Aluno em Engenharia Ambiental.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/0a9f2efe8a26c9828707bcf2a6e0f8c8.jpg

Resultado de múltiplos olhares, de diversas e interdisciplinas, a obra, segundo a apresentação do livro, “é um retrato da Universidade dinâmica e jovem que tem em seus programas acadêmicos ainda muito a caminhar e refletir, mas que já mostra frutos de uma produção voltada para o pensar pedagógico na formação de seus acadêmicos”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/96304bca7f7deaa5c532466ffcd42c64.jpg

Programa de Monitoria Acadêmica

Iniciado em 2011, o Programa de Monitoria Acadêmica, instituído pela Proen como política institucional de incentivo à melhoria do ensino de graduação e de iniciação à docência, é desenvolvido pela Coordenação de Projetos Educacionais da Ufopa. O programa tem-se constituído como uma importante estratégia para a melhoria da formação na graduação, para o despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor sob orientação de um docente.

26/12/2018