Ultima atualização em 30 de Junho de 2020 às 08:30

Proen realiza encontros pedagógicos virtuais de monitoria Ceanama

A partir desta terça-feira, 30 de junho, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza encontros pedagógicos virtuais de monitoria Ceanama voltados a monitores, docentes e ex-participantes do Programa de Monitoria Ceanama vinculado ao Edital nº31/2019- Proen. As ações fazem parte dos objetivos e acompanhamento pedagógico do programa, a partir do desenvolvimento dos projetos de monitoria Institucionais Ceanama das Unidades, da Formação Básica Indígena, nos campi de Itaituba e Oriximiná.

Com esses encontros, a Proen visa promover momentos de formação, socialização de experiências e integração entre os monitores e docentes do Programa, a partir do desenvolvimento dos projetos de monitoria de acompanhamento aos estudantes indígenas da Instituição. Também objetiva contribuir com a melhoria da formação acadêmica e fortalecimento dos cursos de graduação da Ufopa.

O primeiro encontro compreende o bloco I – Programa de Monitoria Acadêmica Ceanama – Importância da monitoria na formação acadêmica: cronograma de encontros de formação, que vai discutir o tema Protagonismo Educacional Indígena na Amazônia Brasileira: processos de luta pela Educação Básica específica e diferenciada rumo ao Ensino Superior, ministrado pelo professor Fernando Roque Fernandes, que é professor de História Regional do Brasil no Departamento Acadêmico de História do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O segundo bloco apresenta o Programa de Monitoria Acadêmica Ceanama – Importância da monitoria na formação acadêmica: cronograma de encontros de socialização de experiências de monitoria acadêmica Ceanama para acompanhamento aos discentes indígenas da Ufopa.

Programação prevista dos próximos encontros:

• Dia 15/7/2020  - com temática Socialização de Experiências do Acompanhamento aos Estudantes Indígenas da Ufopa: do Projeto Ceanama do Instituto de Ciências da Sociedade
  • Dia 30/7/2020 - com temática Direitos Humanos e Direitos Indígenas: socialização de experiência do Projeto Ceanama da Formação Básica Indígena (FBI).
  • Dia 15/8/2020 - com a temática Racismo, Política e Educação (Projeto Ceanama ICED/Pedagogia).

O encontro, neste dia 30, será às 17h pelo canal do Instituto de Ciências da Educação (Iced) no YouTube. Os interessados em certificados devem fazer inscrição AQUI.

Outras informações no site da Proen.

29/6/2020 atualizada em 30/6/2020