Ultima atualização em 9 de Outubro de 2019 às 13:00

Professora da Ufopa ganha prêmio de Jovem Cientista no Congresso Brasileiro de Fruticultura

A professora doutora Dayse Drielly Santana Souza Vieira, do Campus Juruti da Ufopa, recebeu o prêmio de Jovem Cientista em Fruticultura na categoria doutorado. A premiação foi concedida durante o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura (XXVI CBFruti), realizado nas cidades de Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia), entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro de 2019.

No processo de avaliação do prêmio, a professora submeteu sua tese de doutoramento, intitulada “Avaliação das alterações fisiológicas e metabólicas de plantas cítricas submetidas ao déficit hídrico”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Bahia, com orientação do professor Abelmon da Silva Gesteira, pesquisador da Embrapa/Mandioca e Fruticultura, e realizada em parceria com instituições nacionais e internacionais.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/1d023db5ef096d8e39121f2f469fcd23.jpeg
Entrega da premiação

O prêmio, criado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) em 2006, visa a premiar teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica de relevância para a área de fruticultura. De acordo com a SBF, a comissão científica designada pela diretoria da entidade utilizou os seguintes critérios para eleger os trabalhos finalistas: a) relevância do tema quanto à originalidade e inovação; b) fundamentação teórica; c) adequação da metodologia; d) qualidade dos resultados obtidos; e) discussão dos resultados; f) importância para a fruticultura brasileira; e g) mérito científico. Além disso, durante o evento, os concorrentes de cada categoria apresentaram de forma oral os trabalhos selecionados.

Os vencedores do prêmio, de cada uma das três categorias, foram anunciados na cerimônia de encerramento do congresso. Eles foram contemplados com um ano de anuidade da SBF, um certificado e um notebook.

Professora Dayse Vieira ganhou o prêmio pela segunda vez. Em 2014, a premiação foi conquistada na categoria mestrado.

9/10/2019

Dayse Vieira no local do evento. Fotos: Arquivo da docente.