Ultima atualização em 22 de Agosto de 2019 às 16:09

Professores da Ufopa participam do I Seminário Integrado do Educanorte

Professores da Ufopa que integram o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Educanorte) participaram do I Seminário Integrado da Educanorte, que ocorreu de 6 a 8 de agosto de 2019, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com o tema “Desafios à Pós-Graduação no Brasil: o Educanorte em foco”, o evento discutiu ações para a implementação do curso de Doutorado em Educação na Amazônia, que reúne nove universidades públicas da região Norte do país, incluindo a Ufopa, e está com as inscrições abertas, até o dia 30 de agosto, para sua primeira turma.

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, participou da solenidade de abertura, ocorrida na tarde do dia 6. Durante sua fala, ele destacou a Rede Educanorte como uma conquista estratégica para a melhoria da educação na Amazônia. Participaram do evento os professores da Ufopa Anselmo Colares, Tania Brasileiro, Solange Ximenes, José Ricardo Mafra, Sinara Almeida e Lília Colares, que integram o corpo docente do programa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/ededc00c92b31acd0f53ed6b9cb38b3a.jpg
Professores discutiram na Ufam ações para implementação do curso
de doutorado em educação na Amazônia em rede. Foto: Acervo Educanorte.

Educanorte – O curso de Doutorado em Educação na Amazônia (Educanorte) está com as inscrições abertas para a turma de 2020. São 55 vagas distribuídas entre os quatro polos que compõem a Rede Educanorte: Belém, Manaus, Santarém e Tocantins. Desse total, 11 vagas são destinadas ao polo de Santarém, coordenado pela Ufopa e pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

As inscrições vão até dia 30 de agosto de 2019 através do site: http://educanorte.net.br/. São três as linhas de pesquisa: 1) Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo; 2) Estado, políticas públicas e gestão da educação; e 3) Saberes, linguagem e educação.

O curso de doutorado envolve a Associação Plena em Rede e fazem parte a Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal do Acre (UFAC); Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Mais informações sobre o Educanorte no site http://educanorte.net.br/ ou pelo e-mail educanorte@gmail.com.

Confira:

Comunicação Ufopa, com informações da Ascom/Ufam

12/8/2019

Solenidade de abertura do I Seminário Integrado da Educanorte. Foto: Ascom/Ufam.