Ultima atualização em 18 de Dezembro de 2020 às 16:11

Professores da Ufopa têm projetos recomendados a bolsas de produtividade do CNPQ

Neste mês de dezembro foram divulgados os resultados preliminares de duas chamadas públicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) relacionadas a bolsas de produtividade.

A Chamada CNPq nº 02/2020 refere-se à Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento e Extensão Tecnológica e Extensão Inovadora (DT) e tem o objetivo de valorizar pesquisadores que possuam participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Pela Universidade Federal do Oeste do Pará, foi recomendado o professor Fábio Lobato, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), com o projeto Gestão de Relacionamento com Clientes Usando Mídias Sociais: aplicações em micro e pequenas empresas. É o primeiro docente da Ufopa selecionado nessa modalidade.

Na Chamada CNPq nº 09/2020, para Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ), o objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho dos pesquisadores no que diz respeito à produção de conhecimento científico e inovação tecnológica. Pela Ufopa foi recomendado o professor Anselmo Colares, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), que apresentou o projeto Retratos das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (Município de Santarém/PA). Foram 577 propostas avaliadas.

Nessa modalidade PQ a Ufopa já conta com três docentes: professora Rosa Mourão, professora Lilian Colares e professor Antônio Minervino.

O resultado final está previsto para o mês de fevereiro, quando devem ser confirmadas as recomendações.

Projeto Gestão de Relacionamento com Clientes Usando Mídias Sociais: aplicações em micro e pequenas empresas

O setor produtivo passou por mudanças drásticas com o surgimento das redes sociais online, pois os consumidores têm-se tornado cada vez mais engajados com este tipo de mídia. Este fato tornou-se ainda mais patente com a pandemia do novo coronavírus, na qual o isolamento social impulsionou significativamente a digitalização de negócios, compras online e compartilhamento de informações usando meios digitais. Visando atender à demanda mercadológica adjacente, este projeto objetiva desenvolver soluções em gestão de relacionamento com os clientes usando mídias digitais que atendem às especificidades das micro e pequenas empresas. Tais soluções envolvem processos internos, softwares de análise de dados de mídias sociais e construção de estratégias adaptativas de atendimento aos clientes. Destaca-se que o nível de maturidade tecnológica da proposta já se encontra na validação de funções críticas dos componentes em ambiente relevante, com diversas empresas sendo atendidas pelo grupo de pesquisa. Além de estar associado à Produção Tecnológica e à Inovação, a proposta tem em seu cerne o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Projeto Retratos das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (Município de Santarém/PA)

Dentre as características mais marcantes da paisagem física e da composição populacional da Amazônia, temos as áreas de várzea, nas margens dos rios, sujeitas a inundações todos os anos, das quais resulta a fertilização natural das terras. De dezembro a maio ocorrem as enchentes/cheias e o volume das águas ultrapassa seis metros acima do solo, alterando completamente a forma de organização produtiva, interferindo também em outros aspectos do cotidiano, entre os quais o das escolas, objeto de estudo desta pesquisa. Que escolas são essas, que ficam alguns meses praticamente submersas, sendo obrigadas a seguir um calendário diferenciado? Quem são os alunos, gestores e professores, e quais suas aspirações? Quais os problemas e como são enfrentados? São questões oriundas da problematização e para as quais se buscam respostas, objetivando produzir conhecimento científico. O recorte histórico do estudo será de dez anos (2009, ano da maior enchente do rio Amazonas, até 2019, último ano do calendário letivo escolar regular, antes de ser afetado pela pandemia).

18/12/2020