Ultima atualização em 21 de Setembro de 2021 às 18:34

Professores do curso de Arqueologia da Ufopa apresentam proposta de novo conceito de domesticação em simpósio internacional

Os professores Myrian Sá Leitão Barboza, Gabriela Prestes Carneiro e Claide de Paula Moraes, do curso de Arqueologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufopa, juntamente com a professora Roberta Barboza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o pesquisador José Candido, da Universidade Estadual de Campinas (Unicampi), irão apresentar seu novo artigo em palestra em evento internacional de Biologia.

A palestra “Domesticação de paisagens aquáticas: uma abordagem alternativa para as interações ao longo do tempo entre humanos, animais e ambientes aquáticos na Amazônia” é resultante do recente artigo “Waterscapes domestication: an alternative approach for interactions among humans, animals, and aquatic environments in Amazonia across time”, publicado na revista internacional Animal Frontiers, e será apresentada em um simpósio com mesmo nome no Congresso Internacional de Manejo de Fauna Silvestre da Amazônia e América Latina (XIV Cimfauna).

O XIV Cimfauna será realizado em formato remoto no Peru, de 8 a 12 de novembro de 2021. O evento está sendo organizado pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Peru (Sernanp) e pela Comunidade de Manejo de Fauna Silvestre (Comfauna).

Conforme a professora e bióloga Myrian Barboza, “neste simpósio pretendemos apresentar a proposição do conceito de domesticação de paisagens aquáticas, como alternativa para uma compreensão de como humanos e animais vêm interagindo ao longo do tempo nos e com os diversos ambientes aquáticos da Amazônia”.

Para reforçar a proposta, a professora Gabriela Carneiro e o professor Claide Moraes irão apresentar e discutir estruturas arqueológicas construídas para captura ou armazenamento dos animais e práticas de manejo de paisagens, como remodelamento de lagos, poços, barragens de peixes e currais de tartarugas e peixes, encontradas no passado e/ou nos dias atuais em toda a Amazônia.

Essas estruturas mostram interações entre povos da floresta e animais em diferentes tipos de paisagens aquáticas. Por fim, a professora Roberta Barboza acrescenta que, por meio de estudos arqueológicos, etno-históricos, etnoecológicos e etnográficos, mostra-se que o conceito clássico de domesticação animal deve ser ampliado a fim de incluir a visão de mundo dos povos da floresta e suas interações com as paisagens aquáticas amazônicas.

Informações detalhadas sobre o evento podem ser acessadas AQUI.

Disponível aqui o artigo que inspirou a palestra.

21/09/2021