Ultima atualização em 17 de Novembro de 2022 às 18:06

Profletras lança edital para exame nacional de acesso em 2023

Serão ofertadas 590 vagas em 48 universidades públicas do Brasil, dentre elas a Ufopa.

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em rede nacional publicou, no último 3 de novembro, o edital de realização do exame nacional de acesso ao curso. O exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Profletras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental. É voltado, exclusivamente, para diplomados no curso de Licenciatura em Letras/Português que atendam a todos os requisitos determinados no edital. O curso é semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Letras.

Os resultados desta edição do exame nacional de acesso terão validade para ingresso no período letivo 2023.1. A Ufopa é uma das instituições associadas que integram a rede nacional do Profletras e são responsáveis pela execução do curso. As aulas presenciais serão realizadas no Campus Santarém da Ufopa.

Vagas – Das 590 vagas ofertadas nacionalmente, 10 são destinadas à Ufopa, sendo 8 para ampla concorrência, 1 para PcD e 1 para candidatos que atendam ao critério étnico-racial.

Inscrições – Serão realizadas via internet, a partir das 8 horas do dia 14 de novembro até as 23h59 do dia 15 de dezembro de 2022, observando-se o horário local de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. Os interessados devem se inscrever na página da Comperve, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

Provas – Os candidatos farão prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão aplicadas no dia 5 de fevereiro de 2023, nos municípios-sedes das instituições participantes do programa. O local de realização das provas em Santarém será divulgado pela Comperve a partir do dia 20 de janeiro de 2023.

Confira aqui o edital e mais informações (página do Profletras/Ufopa).

09/11/2022

Inscrições até 15 de dezembro