Criado em 26 de Março de 2018 às 16:33

Proges informa sobre oferta de atendimento psicológico aos discentes

Os alunos interessados devem solicitar o serviço através de formulário eletrônico

A Pró-Reitoria de Gestão estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Assistência estudantil (DAE) e da Coordenação Psicossociopedagógica, disponibiliza aos estudantes da Ufopa atendimento psicológico por meio de práticas individuais e coletivas, na perspectiva de promover e prevenir a saúde mental, contribuindo para otimização da qualidade de vida.

Atualmente o serviço de Psicologia da Proges conta com as psicólogas Milena Rodrigues da Poça e Viviane Moura Canto. O setor oferece duas modalidades de atendimento:

Atendimento psicológico individualizado

O atendimento psicológico individual busca possibilitar ao estudante um espaço de acolhida e reflexão, que favoreça a clarificação de sentimentos e pensamentos, bem como a construção de uma visão ajustada acerca de si e daquilo que almeja, buscando lidar de maneira mais assertiva frente às dificuldades (sejam elas relacionadas ao âmbito acadêmico ou não) que possam surgir durante seu ingresso e permanência na Universidade.

O atendimento individualizado ocorre diariamente na modalidade de acolhimento, de segunda a quinta-feira, em horário comercial, na sala 119, localizada no térreo da Unidade Amazônia. Após a solicitação, o discente deverá aguardar contato por e-mail, e o serviço de psicologia informará o dia e horário do atendimento inicial, considerando a disponibilidade, tanto do serviço quanto do estudante.

Para solicitar atendimento individualizado clique aqui e preencha o formulário.

Atendimento em grupo por meio de rodas de conversa

O projeto “Círculo Acolhedor: compartilhando saberes, sabores e dissabores da vivência acadêmica” visa à realização de rodas de conversa com os estudantes, como forma de possibilitar o diálogo, a reflexão, o debate de temáticas pertinentes ao grupo, bem como a escuta respeitosa e acolhedora de cada integrante, garantindo a participação democrática de todos e valorizando o saber produzido pela vivência de cada um.

Na roda cada integrante tem a oportunidade de falar ou expressar o que pensa, cabendo aos facilitadores mediar a participação das pessoas, estimulando-as a partilhar dificuldades, inquietações, situações geradoras de estresse e experiências de vida. Tal metodologia é compreendida como uma importante ferramenta de trabalho em grupo, onde as demandas emergidas são acolhidas, debatidas em um espaço de interação e troca de experiências, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo.

As rodas ocorrerão quinzenalmente às quintas-feiras, a partir do dia 22 de fevereiro de 2018, nos locais e horários que constam no formulário de inscrição. Há necessidade de inscrição prévia para participar e o aluno interessado deve confirmar sua presença preenchendo o formulário, conforme sua disponibilidade. Nesta primeira etapa do projeto, cada roda de conversa será limitada a um público de 30 pessoas. Para se inscrever clique aqui e preencha o formulário.

Mais informações pelo telefone (93) 2101-7619 (Coordenação Psicossociopedagógica) ou pelo e-mail coordpsp.proges@gmail.com.

Confira: Comunicado da Proges sobre o atendimento psicológico aos estudantes.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges

5/2/2018