Ultima atualização em 5 de Novembro de 2019 às 12:16

Programação especial vai fechar as comemorações dos 10 anos da Ufopa

Em 5 de novembro de 2019 a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completa 10 anos de criação. Ao longo de todo o ano, diversas atividades foram realizadas na Universidade a partir da campanha “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”.  O auge das comemorações será com uma programação especial a ser realizada na semana de aniversário.

A programação da semana de aniversário começa nesta sexta-feira, 1º de novembro, com uma campanha de doação de sangue, em Santarém, em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e também com o início do “Viva Campi”, conjunto das atividades comemorativas específicas nos municípios onde se situam os campi fora da sede da Ufopa (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná).

Em Santarém estão programadas sessões de filmes para estudantes de escolas municipais e estaduais, exposição dos 10 anos, ação de saúde para servidores, exposições de trabalhos acadêmicos em praças públicas, limpeza da praia da Ufopa, IV Festival de Música da Ufopa, entre outras atividades.

Desde janeiro de 2019 a comunidade acadêmica celebra a primeira década da Ufopa.  A cada mês, temáticas específicas nortearam uma série de ações realizadas.

Em janeiro, por exemplo, com o tema A Conexão com a nossa existência, houve o lançamento da campanha de aniversário e a mobilização da comunidade acadêmica para a programação a ser realizada durante o ano, com o foco na celebração dos 10 anos.

No mês de fevereiro,  A Conexão com o amanhã norteou as discussões do I Workshop Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufopa e embalou as celebrações do Carnaval 2019, principalmente em Óbidos, com o Carnapauxis.

A conexão com a inovação foi o tema de março, mês no qual houve o lançamento do Programa de Empreendedorismo e a aula magna para os ingressantes na Ufopa em 2019.

A partir dA conexão com a diversidade, no mês de abril, foram realizadas as etapas do Seminário dos Processos Seletivos Especiais de 2020 e 2021, além de palestras e discussões sobre a diversidade em atividades acadêmicas, tanto em Santarém quanto em alguns campi.

Em maio, dando ênfase ao tema A conexão com o equilíbrio social, a Ufopa realizou a inauguração do Bloco Modular Tapajós (BMT) e um ciclo de palestras sobre comportamento social.

A conexão com a sustentabilidade, em junho, motivou, entre outras ações, a semana do meio ambiente na Ufopa e o lançamento do projeto “Recicla Ufopa”.

No mês de julho, a campanha destacou A conexão com a Amazônia. Houve edição do projeto Café com Pupunha sobre “O fazer institucional além dos muros: projetos, ações e intervenções comunitárias” e a I Pedalada da Ufopa, de Santarém a Alter do Chão.

Em agosto foi A conexão com a cultura. Houve o III Sarau Literário Cultural: Identidade folclórica Obidense (Campus Óbidos), Café com Pupunha com o tema “A Ufopa em conectividade com a cultura” e o I Festival Cultural no Campus Monte Alegre.

O mês de setembro, com A conexão com a comunidade, foi marcado pela realização da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa e do II Seminário de Educação no/do campo.

No mês de outubro, A conexão com a educação pública e gratuita está em sintonia com o mês do servidor público e terá a realização  do V Congresso de Zootecnia na Amazônia, do qual a Ufopa é anfitriã, por meio do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

Novembro, mês do aniversário da Universidade, vai enfatizar o tema principal da campanha “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”. Confira os detalhes da programação especial na semana do aniversário:

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/248ebe00a150c7962b7362e781647139.png

NOS CAMPI: