Ultima atualização em 18 de Novembro de 2022 às 11:32

Projeto Águas do Tapajós realiza última expedição da fase 1

Uma equipe composta por dez pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estarão em campo no rio Tapajós, no trecho entre os municípios de Santarém e Itaituba, durante oito dias para realizar a última expedição da fase 1 do projeto “Conservação de Base Comunitária em Ecossistemas de Água Doce: Rio Tapajós”, o projeto Águas do Tapajós.

“O objetivo é realizar a amostragem de ictioplânctons, algas, macrófitas e fazer uma grande coleta em mais de 130 pontos para medir a qualidade físico-química da água, bem como a microbiodiversidade da água”, explicou a Profa. Dra. Iracenir Andrade dos Santos, coordenadora-geral do projeto.

Segundo a docente, os mais de 130 pontos de coleta das amostras estão distribuídos na área de 12 comunidades ao longo do percurso no rio Tapajós, de Santarém até Itaituba. “Esta é a expedição ‘de seca’ e marca o encerramento da fase 1 do projeto”, concluir Iracenir.

Projeto Águas do Tapajós – Implantado em 2020, com a assinatura do termo de cooperação entre a Ufopa e a instituição The Nature Conservance do Brasil (TNC), o projeto Águas do Tapajós está consolidando sua primeira fase de execução, e o acordo de cooperação técnica para a execução da fase 2 do projeto, que será renovado para mais três anos, está em andamento.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

18/11/2022

Equipe do Águas do Tapajós em atividade na comunidade Suruacá, RESEX Tapajós-Arapiuns, 8/12/2021. Foto: Acervo do projeto.