Ultima atualização em 19 de Novembro de 2018 às 12:38

Projeto Arenas Amazônicas é citado na revista franco-brasileira Confins

A revista franco-brasileira Confins, vinculada ao curso de pós-graduação em Geografia da Universidade de São Paulo (USP), repercutiu em sua edição de número 36 a série Arenas Amazônicas, organizada pelo professor Rogério Henrique Almeida, do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa. A coleção é constituída por três volumes.

A publicação internacional Confins é coordenada pelos professores Hervé Thery e Neli de Mello-Thery e conta com a qualificação A2 na plataforma da Capes, existente desde 2006. Além da USP, o Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em sua edição de número 10, faz referência ao projeto, bem como o boletim da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Rede Alcar), na edição 56.

O projeto Arenas foi publicizado ainda em importantes veículos de mídia e redes, como as revistas Carta Capital e Revista Fórum, ambas com sede em São Paulo; Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), do Rio de Janeiro; site Racismo Ambiental; Rede Justiça nos Trilhos/Direitos Humanos; site Ecodebate, do Distrito Federal (DF); e Teia Popular de Comunicação, de caráter nacional.

“Entre os veículos com sede em Belém, vale destacar o blog dedicado ao campo da cultura, o Holofote Virtual, coordenado pela jornalista Luciana Medeiros. Na derradeira edição da Feira do Livro de Belém, a versão impressa do volume contou com uma sessão de autógrafos. Ainda na capital ocorreram sessões de autógrafos em espaços culturais Apoena e Coisa de Negro, enquanto na cidade de Marabá o espaço Comuna Cepasp abrigou o diálogo”, relembra Rogério Almeida.

O primeiro volume da série Arenas Amazônicas enfoca parte das realidades das periferias da cidade de Belém e região metropolitana, com destaque para ações individuais e coletivas no campo da cultura, onde sobressaem organizações de mulheres e do movimento negro. “Este volume, que conta com o apoio do Banco da Amazônia, acaba de ganhar uma versão impressa”, comemora Almeida.

Grandes projetos e as formas de resistência das comunidades tradicionais onde os mesmos são impostos dão forma ao volume 2. Já o terceiro, ainda em fase de produção, tem como centro de gravidade formas de comunicação popular e alternativa em diferentes linguagens.

Os dos primeiros volumes podem ser baixados em PDF. As narrativas são jornalísticas, com algumas ponderações acadêmicas. Boa parte do conteúdo foi publicado no site Carta Maior, e em espaços acadêmicos. Os jornalistas Daniel Leite Junior e Lilian Campelo assinam os primeiros volumes em parceria com Almeida, enquanto o projeto gráfico é de responsabilidade dos artistas Luciano Silva e Roger Almeida, da empresa RL|2 Design.

Confira:

Comunicação/Ufopa, com informações do Prof. Rogério Almeida