Ultima atualização em 3 de Fevereiro de 2023 às 09:07

Projeto da Ufopa capacita jovens lideranças de comunidades do Alto Arapiuns

Mais de trinta jovens do Alto Arapiuns participaram no dia 23 de janeiro, na comunidade de Vila Brasil, do primeiro encontro do projeto de extensão “Capacitação de jovens lideranças para monitoramento de problemas socioambientais no Alto Arapiuns – PAE Lago Grande”, da Universidade Federal do Oeste do Pará. A ação também marcou o início da parceria do projeto com o coletivo de jovens Guardiões do Bem Viver, que atua na região.

Coordenado pelo professor Sandro Leão, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS da Ufopa), o projeto realizará a capacitação de jovens lideranças para o monitoramento de problemas socioambientais na área do Projeto de Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande, situado no município de Santarém (PA). Com 250 mil hectares, o PAE Lago Grande congrega 144 comunidades das regiões do Arapiuns, Arapixuna e Lago Grande, onde 35 mil pessoas vivem da extração de recursos florestais de maneira sustentável.

Segundo o professor Sandro Leão, o objetivo é promover a capacitação técnica e política dos moradores, proporcionando maior capacidade de proteção socioambiental contra as constantes ameaças sofridas por causa dos grandes projetos na região. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FVG), da organização não governamental Sapopema e da Universidade de Brasília (UnB).

Ação – Participaram do encontro os professores da Ufopa Sandro Leão e Socorro Pena, que coordenam o projeto de extensão; e Marie-Paule Bonnet e Stéphanie Nasuti, da UnB. Através de uma roda de conversa, os professores apresentaram a iniciativa e ouviram as propostas e perspectivas da juventude para o território. Por meio da metodologia, os jovens compartilharam anseios para melhorar as condições de proteção da região. “Foi um momento de muita escuta por parte dos professores, e os jovens apresentaram, segundo suas perspectivas, o que acham interessante fazer nessa possível construção do projeto de extensão ao território”, afirmou o coletivo Guardiões do Bem Viver no seu perfil no Instagram.

“Em sintonia e buscando parceria, a Sapopema, os Guardiões do Bem Viver e a Universidade trabalharam com o objetivo de engajar a comunidade e jovens da região nos estudos e na possibilidade de apresentar de forma científica como nossa comunidade tem sofrido com o avanço das mudanças climáticas e as investidas no território por meio de várias frentes de empreendimentos”, afirmaram os Guardiões. “São pequenos passos que começam a ser dados, mas que tem grande significado para esta região que por vezes fica sem resposta diante de uma infinidade de desafios e problemáticas que precisam ter uma resposta-solução”.

Professores e jovens lideranças que participaram do encontro de capacitação. Foto: acervo do projeto.

“Foi o início do processo de parceria com os jovens do Guardiões do Bem Viver. É bem interessante porque o lema deles é ‘sonhar e lutar para que nossos sonhos sejam realizados’. E acredito que a nossa participação, enquanto Universidade, vai colaborar para que esses jovens consigam realizar alguns sonhos e demandas que eles apresentaram”, afirma a vice-coordenadora do projeto, Socorro Pena.

Para Sandro Leão, o momento foi importante para consolidar o desenho de atividades que possam impactar positivamente a vida dos participantes. A ideia é que o processo seja construído coletivamente e contribua para a articulação do grupo. “Eles apresentaram essas demandas, o que eles queriam que o projeto contemplasse. Blocos temáticos em que a gente pode atuar, como o monitoramento da água, da nascente, a qualidade da água, que é uma preocupação que eles têm muito forte, formações em várias áreas como agroecologia, empreendedorismo, mudanças climáticas. Foi muito produtiva e demonstrou que os jovens têm uma certa maturidade de expor aquilo de que eles estão precisando e refletindo sobre a realidade e os problemas das comunidades do Lago Grande”, ressalta.

Para nortear as atividades, os guardiões entregaram ainda o Manifesto de Cuipiranga, que pontua as necessidades de conservação do território. Socorro Pena, professora da Ufopa e membro da coordenação da Sapopema, ressaltou a expectativa e o desejo dos jovens em aprofundar o conhecimento para o uso de tecnologias digitais, compreender a situação socioeconômica da região e aprofundar melhor os instrumentos jurídicos para defesa das comunidades, “principalmente com enfrentamento de problemas socioambientais com exploração madeireira, mineral no território do PAE Lago Grande. Foi um momento forte e importante para a gente consolidar essa parceria”.

Comunicação/Ufopa, com informações da ONG Sapopema
03/02/2023