Ultima atualização em 1 de Julho de 2021 às 10:37

Projeto de combate à Covid-19 já alcança seis estados e rádios comunitárias do Oeste do Pará

O projeto "Educação Sanitária: a implementação de um instrumento de enfrentamento da Covid-19 em Unidades de Conservação", vinculado ao Programa de Ações Emergenciais (Paem) Covid-19 da Ufopa, já definiu as próximas etapas. Com o avanço da vacinação, o projeto fará um diagnóstico sobre as condições de saneamento e acesso à saúde na Flona Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns, bem como a realização de atividades de sensibilização presencial com agentes comunitários de saúde e lideranças em ambas as unidades de conservação.

Coordenado pela Profa. Dra. Amanda Ferreira, do Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA), com participação de outros professores e pesquisadores de instituições parceiras, o projeto é desenvolvido desde janeiro de 2021. Uma das ações foi a criação da Rádio Onda Boa: o alerta ribeirinho sobre a Covid-19 no Oeste do Pará, tendo como estratégia o alcance dos informes pelo público-alvo, mesmo diante do agravamento da pandemia e impedimento de realização de atividades de campo.

O objetivo da Rádio Onda Boa é identificar as dúvidas dos moradores da Floresta Nacional do Tapajós e da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns sobre a Covid-19 para que o projeto possa produzir materiais informativos que contribuam no combate à pandemia, estabelecendo, assim, uma onda de comunicação com as comunidades.

Para incentivar essas ações já foram divulgados dois vídeos de apresentação do projeto, nos quais as analistas ambientais Jackeline Nóbrega e Léia Soares, do ICMBio, fazem o convite para os moradores das Unidades de Conservação encaminharem suas dúvidas. Além disso, o projeto vem sendo divulgado através de mais de 22 rádios da região em uma parceria com a Rádio Rede de Notícias da Amazônia, alcançando mais de seis estados brasileiros.

Até o momento já foram divulgados cinco podcasts sobre a série Vacina Contra a Covid-19. Os materiais podem ser visualizados na página do GEASA no YouTube.

Recentemente, os podcasts produzidos pela Rádio Onda Boa têm sido colocados no ar, ainda pela Rede Mocoronga, que vai ao ar às 11h de todos os domingos e alcança aproximadamente 76 comunidades e aldeias na Resex Tapajós Arapiuns. Os áudios dos podcasts são estruturados e gravados pelas discentes do BICTA/ICTA Alynekézia Cunha e Josicleuma Garcia, vinculadas ao projeto, e conta ainda com a colaboração do Prof. Dr. Maxwell Santana e da Profa. Luana Rodrigues, entre outros colaboradores.

Além disso, parcerias realizadas com a Dra. Ima Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, permitiu a elaboração de materiais de campanha também para o projeto Marajó Vivo.

Acompanhe algumas ações do projeto no canal do GEASA no YouTube. Outras edições podem ser vistas no mesmo endereço.

Participante da chamada 1: Léia Soares

Participante da chamada 1: Jackeline Nóbrega

Episódio 1 da série “Vacina contra a Covid-19”

Episódio 2 da série “Vacina contra a Covid-19”