Ultima atualização em 10 de Janeiro de 2022 às 23:42

Projeto de extensão da Ufopa vai desenvolver ações na Flona de Saracá-Taquera

A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e do curso de Administração do Campus Alenquer, desenvolve o projeto de extensão “Gestão de florestas na Flona de Saracá-Taquera nos municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa, no estado do Pará”. As atividades do projeto serão executadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) para apoiar os municípios que não acessam os recursos em razão da baixa capacidade técnica-operacional das administrações locais.

O Serviço Florestal Brasileiro, responsável pela gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), e a Ufopa vão viabilizar a execução de cerca de sete milhões de reais em recursos das concessões florestais. Oriximiná, Faro e Terra Santa são os três primeiros municípios a receber o apoio para o desenvolvimento florestal e social da região por meio dessa ação. O auxílio às prefeituras inclui a preparação de chamadas públicas, a elaboração, a seleção, a execução e a prestação de contas de projetos.

O projeto iniciou-se em dezembro de 2021 e se estenderá até dezembro de 2023, com o objetivo de assessorar, capacitar e instrumentalizar as prefeituras e conselhos municipais de meio ambiente dos três municípios na aplicação dos recursos financeiros advindos das concessões florestais da Flona de Saracá-Taquera (PA) para desenvolvimento florestal.

Entre as ações previstas estão: levantamento de demandas e potencialidades para o desenvolvimento florestal dos municípios; assessoria às prefeituras na estruturação de processos participativos de chamamento, seleção, aprovação de projetos e sua divulgação; realização de cursos de capacitação em elaboração de projetos e execução dos recursos, entre outras.

As atividades serão conduzidas por cinco docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará, sendo coordenadas pela professora Franciclei Burlamaque Maciel. São três docentes do campus Santarém e dois do campus Alenquer. Também foram selecionados cinco alunos bolsistas por meio de edital, sendo dois de Alenquer e três de Santarém.

O parceiro principal do projeto é o Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também são parceiras as prefeituras desses municípios.

05/01/2022