Ultima atualização em 20 de Dezembro de 2018 às 16:26

Projeto de laboratórios da Ufopa viabiliza prêmio ao município de Santarém

As pesquisas são realizadas nos laboratórios de Micropropagação de Plantas in vitro e Genética da Interação, da Ufopa.

O projeto “Inovação a favor da sustentabilidade do empreendedorismo rural”, desenvolvido pela Ufopa em parceria com o IFPA, Prefeitura Municipal de Santarém, Emater, Cargill e produtores rurais, proporcionou o prêmio “Prefeito Empreendedor”. O prêmio foi recebido pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, durante a 10ª edição do evento de iniciativa do Sebrae.

O projeto escolhido, que concorreu na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, faz parte do Grupo de Gestão Integrada pelo Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS). Na Ufopa, as pesquisas que impulsionam o projeto e viabilizaram o prêmio são realizadas nos laboratórios de Micropropagação de Plantas in vitro e Genética da Interação.

O projeto “Inovação a favor da sustentabilidade do empreendedorismo rural” relata o problema da podridão na raiz da mandioca/macaxeira, constatado pelo grupo de pesquisa da Ufopa “Melhoramento e manejo da mandioca na região amazônica”.

O Laboratório de Micropropagação, atualmente instalado no Instituto Federal do Pará (IFPA), é coordenado pela Prof. Dra. Eliandra Sia (Ufopa) e fornece material de propagação de plantas com qualidade genética e fitossanitária para a região de Santarém. Já o Laboratório de Genética da Interação, instalado no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), é coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Ivan Aguilar Vildos; traz o perfil genético das variedades e confirma a isenção do patógeno das plantas produzidas.

Ambos os laboratórios foram financiados pela empresa Cargill Agrícola S/A, sendo que o Laboratório de Micropropagação já vem desenvolvendo suas atividades desde 2017, enquanto o de Genética da Interação, mesmo com atividades já sendo executadas, será inaugurado de forma completa no início de 2019.

Importância - Os laboratórios têm grande importância para a sociedade em geral. Eles irão possibilitar o aumento na produção de mandioca/macaxeira dos produtores da agricultura familiar, fornecendo material de propagação com o tempo reduzido, assim como servirão para o desenvolvimento dos recursos humanos e institucionais, difusão tecnológica, atividade de ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, proporcionam grande vantagem para a classe acadêmica, uma vez que compõem uma estratégia integrada entre a Universidade e os demais parceiros. Os novos laboratórios estão contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva, da cultura da mandioca na região, que é responsável por uma expressiva geração de emprego e renda para Santarém e municípios adjacentes.

20/12/2018